São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum de fotos também é gratuito

DA REPORTAGEM LOCAL

Mandar cópias de fotografias para familiares e amigos distantes acaba sendo tão trabalhoso, que, quando as imagens chegam ao destinatário, o assunto já está ultrapassado.
A internet está acabando com esse longo tempo de espera para receber notícias. A propagação de ciberálbuns pela rede é a prova de que o mundo virtual é a forma mais rápida para compartilhar imagens quando a distância é uma barreira.
Tudo começou com a hospedagem gratuita de sites. Os donos mais antigos de páginas já começavam a pendurar imagens que estavam no papel e tinham de ser digitalizadas para chegar ao site.
Com o advento das câmeras digitais, essa oferta explodiu, e, hoje, o internauta encontra centenas de endereços para pendurar suas lembranças.
O GeoCities, o VilaBol, o Terra e o MSN têm modelos de ciberálbuns prontos. Todos são bastante fáceis de usar e dispensam qualquer conhecimento para pendurar as fotos.
O autor precisa guardar as imagens em uma pasta no disco rígido, de preferência, e seguir os passos para transferir as imagens para o ciberálbum.
O único cuidado a tomar é o tamanho do arquivo. Se você preferir fotografar com imagens de alta resolução, vai ter de reduzir o tamanho sensivelmente, pois arquivos desse tipo costumam ocupar cerca de 500 Kbytes.
Uma imagem que vai ser pendurada em um ciberálbum não deve ter mais do que 30 Kbytes, caso contrário a navegação pelas páginas fica muito lenta, fazendo qualquer visitante desistir do passeio, principalmente em conexões com modem convencional. Use softs como o "SmartSaver Pro" (www.download.com) para reduzir a foto.
Com a proliferação da imagem digital, surgiram os sites que somente hospedam fotografias.
A disposição de fotos é automática, e alguns serviços oferecem ferramentas para tratamento de imagens. É o caso do PhotoIsland (www.photoisland.com).

Em português
No Brasil, há o www.efotos.com. br e o www.albumdigital.com.br. (MARIJÔ ZILVETI)



Texto Anterior: Diário on-line tem atualização rápida
Próximo Texto: Faça seu weblog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.