UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Webmails investem em anti-spam

DA REPORTAGEM LOCAL

Por causa dos transtornos que o recebimento de spam gera, cada vez mais os servidores de e-mails tentam bloquear a chegada das mensagens indesejadas. Para o usuário, a perturbação se dá pelo tempo de apagar e bloquear o e-mail da caixa de entrada, além do desperdício de conexão à internet. Para o provedor, encarece o custo de rede, de armazenamento e de processamento de dados.
Números do UOL dão conta de que 47% dos 15 milhões de e-mails que passam diariamente pelo servidor sejam barrados por filtros, que vão desde bloqueio pelo próprio usuário e análise automática das mensagens até as listas negras -relação de spam bloqueado pelos usuários assinantes do servidor.
Mesmo assim, ainda é grande o número de mensagens que burlam o processo. Pensando em diminuir essa estatística, o UOL lançou anteontem o AntiSpam UOL. Assim que o assinante receber uma mensagem de um remetente que não está em sua lista de endereços, o servidor a envia para uma pasta chamada Quarentena.
Automaticamente uma mensagem será enviada ao autor do e-mail, pedindo que ele a responda. O processo é simples para o remetente real -basta clicar no campo indicado-, porém impossível para programas que disseminam spam pela rede.
Por semana, o Terra estima bloquear 1,5 milhão de mensagens com o E-mail Protegido Terra. Além da lista negra dos assinantes, o usuário pode criar a lista branca, que, em vez de bloquear um por um os e-mails indesejados, autoriza o recebimento apenas de endereços registrados.

Gratuitos
Usuários da maioria de serviços de e-mail gratuitos, como o Hotmail, Yahoo!, Bol e Zipmail, também podem bloquear as mensagens na própria caixa de entrada. O processo é semelhante entre eles. Basta selecionar a mensagem e indicá-la como lixo eletrônico. Se chega à caixa postal do usuário, o spam conseguiu burlar a filtragem, como consulta a listas on-line que indicam os principais remetentes. (APO)


Texto Anterior: E-mails aliviam órfãos eletrônicos
Próximo Texto: Internet é meio para divulgação de trote telefônico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.