UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controle de exposição e brilho é preciso

ESPECIAL PARA A FOLHA

A câmera Canon PowerShot S400 Digital ELPH utiliza uma tecnologia baseada em processamento de imagens chamada DIGIC Image Processor. Essa tecnologia melhora a qualidade da imagem, aumenta a velocidade da câmera e eleva a precisão do foco automático.
A Canon usa uma solução de impressão direta que proporciona uma impressão rápida e fácil com qualidade profissional. A câmera pode ser diretamente conectada a uma impressora compatível, que permita a impressão de fotografias, dependendo do tamanho da cópia.
As fotos tiradas pela máquina apresentaram ótima qualidade. A tela LCD é produzida com técnicas de manufatura de alta precisão. Assim, apenas 1 a cada 10 mil pontos da foto pode ocasionalmente falhar ou aparecer como um ponto vermelho ou preto. Tais falhas não são perceptíveis na imagem a olho nu.
No entanto os testes apresentaram um caso em que um ponto vermelho foi perceptível. Os pontos com falha se concentraram muito próximos uns dos outros, formando uma mancha similar às manchas vermelhas em olhos, causadas por flash.

Foco automático
A máquina conta com algumas características que facilitam sua utilização e melhoram a qualidade das fotografias tiradas.
Um destaque é o sistema de foco automático de nove pontos AiAF e de um único ponto AF, utilizado para definir imagens mesmo quando os objetos estão localizados fora do centro.
Outro ponto é a utilização de uma tecnologia denominada iSAPS, que permite uma exposição precisa e controle de brilho, o que ajuda a gerar resultados profissionais em qualquer condição de fotografia. O controle automático de brilho, que gera cores mais naturais é um diferencial.
Um protetor à prova d'água pode ser usado em dias chuvosos e mergulhos, em profundidade de até 40 metros, segundo o fabricante. O manual é claro e didático e está em inglês e espanhol.
A câmera é ideal para quem deseja fotos com qualidade, sem preocupação com ajuste de foco e iluminação especial. É excelente para quem prefere fazer ajustes manualmente.
Também é muito boa para quem está começando na arte da fotografia. Os menus discutem os diversos fatores que afetam a qualidade de uma foto. Os recursos oferecidos, em conjunto com os do software de editoração, dão excelentes condições ao fotógrafo.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é professor-doutor do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, ICMC-USP.


Texto Anterior: Teste USP: Recursos são atrativo de câmera digital
Próximo Texto: Sensor converte imagens em sinais elétricos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.