UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁUDIO DIGITAL

Clean Plus tem recursos para limpar chiados de LPs e traz acessório que facilita conexão de toca-discos ao micro

Programa vem com amplificador de som

Divulgação
Pinnacle Clean, para gravar áudio


BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na década de 90, transferir a música gravada em LPs -os antigos discos de vinil- para CDs era tarefa para profissionais. Hoje, há vários programas de computador que permitem fazer isso em casa.
É possível encontrar bons softwares na internet, mas o Pinnacle Clean Plus, que está sendo lançado no Brasil, tem um diferencial interessante: embora custe caro (R$ 300; tel. 0/xx/11/3719-2300), é fornecido com um amplificador de áudio, o Steinberg PPA-1.
Esse aparelho, que se conecta ao micro por meio de uma porta USB, serve para ligar um toca-discos de vinil à placa de som do PC.
Se o seu aparelho de som tem o toca-discos integrado, o PPA-1 é inútil (sem o amplificador, o programa custa menos: R$ 80).
Para quem possui um toca-discos modular, contudo, o acessório é relevante, pois permite fazer uma conexão direta entre o toca-LPs e o micro.
Quer dizer: torna-se possível descartar o receiver (amplificador central) do aparelho de som, o que tende a facilitar a ligação ao micro e pode resultar em melhor qualidade de áudio -o estágio de amplificação fonográfica dos receivers baratos costuma ser ruim.
Por outro lado, o PPA-1 não resolve os problemas referentes à placa de som do micro: como ela continua sendo responsável pela digitalização do áudio, as gravações permanecem sujeitas a distorções se o usuário não souber regular o volume de áudio ou se a placa de som for muito ruim (evite os modelos on-board).
Além disso, o PPA-1 não traz um borne (conector) para ligar o fio de aterramento do toca-discos. Durante os testes realizados com um tocador Sansui FR-D3 e uma cápsula Shure Me75ED, isso resultou em interferência no som. Encostar o fio terra no PPA-1 resolve o problema, mas esse truque não é mencionado no manual.
O software fornecido com o PPA-1 tem uma interface simples e agradável, mas também fica devendo instruções ao usuário. Não explica, por exemplo, se o certo é ajustar a opção Dehummer Frequency para 50 Hz ou 60 Hz (a segunda opção é a correta).
Por outro lado, a quantidade de recursos impressiona: ainda que não seja a mesma dos softwares profissionais, a seleção de funções do Clean é ampla e inclui limpeza automática de chiados, estalos e interferências das gravações.
Para quem exige mais precisão, o software permite ajustar manualmente as correções. Também há efeitos digitais para criar uma atmosfera envolvente (surround), mas eles decepcionam. Os efeitos VST, por outro lado, são agradáveis, mesmo caso das funções para a gravação de CDs.


Texto Anterior: Panorâmica - Multimídia: Controle remoto aciona PC com movimentos da mão
Próximo Texto: Soft gratuito tem recurso similar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.