São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varredura on-line só aponta infecção e não remove os vírus

DA REPORTAGEM LOCAL

Várias empresas tradicionais de segurança de computador oferecem varreduras grátis on-line para detectar vírus e spyware, caso da Panda Software e da McAfee.
O serviço não serve para prevenir infecções, pois só acusa vírus já instalados no computador da pessoa. A principal utilidade das varreduras on-line é para quem está insatisfeito com seu antivírus, pois pode verificar se um produto de outra marca acusa pragas em seu computador sem pagar nada.
O problema, porém, é que as varreduras on-line apenas acusam os vírus e dizem onde eles estão; a remoção tem que ser feita manualmente ou contratando um serviço pago da fabricante da varredura gratuita.
A Panda tem o site www.infectedornot.com, em que se pode fazer uma varredura em poucos minutos. Mas o software só diz se o computador está infectado ou não; para descobrir quais são os vírus presentes é necessária outra varredura, mais longa.
Os "scans" on-line são feitos dentro do browser, mas é preciso instalar um controle ActiveX para poder usá-las. No caso da varredura da Panda, a instalação desse controle travou o browser nas primeiras tentativas de uso.
O "scan" da McAfee (us.mc afee.com/root/mfs/default.asp), feito em todo o disco rígido, demorou mais do que o equivalente da Panda, mas acusou menos infecções no mesmo computador.
Por não serem significativamente mais rápidas que as varreduras feitas pelos antivírus tradicionais e por não removerem os vírus automaticamente, as varreduras on-line sozinhas não são uma boa opção.
(PL)


Texto Anterior: Atingidos por vírus contam histórias de horror de coleções perdidas e clientes furiosos
Próximo Texto: [+] Portais: Software tem pagamento mensal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.