São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELACIONAMENTO

Outras redes de contatos ganham popularidade, oferecem mais espaço para fotos e dispensam convite

Lentidão faz brasileiro abandonar Orkut

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os brasileiros estão deixando de ser maioria na rede digital de relacionamentos Orkut. De acordo com estatísticas apresentadas pelo próprio serviço (www.orkut.com/MembersAll.aspx), no último dia 20, 49,98% dos seus usuários eram do país. No mês passado, a presença brasileira era superior a 50%.
Uma das causas da queda da presença brasileira pode ser a dificuldade para acessar a página. Na última semana, a reportagem da Folha tentou se conectar ao Orkut três vezes ao dia (às 10h, às 14h e às 18h), e em todas as vezes houve lentidão ou o servidor estava fora do ar.
Para fugir desse problema, usuários brasileiros migram para outras redes de relacionamento, como o Multiply (www.multiply.com). Quem quiser utilizar o serviço Multiply não precisa receber um convite, como no Orkut - basta visitar o site e se cadastrar. Se o único objetivo for acessar as páginas pessoais de outros usuários do Multiply, não é preciso ser cadastrado.
Cada membro do Multiply ganha um endereço na internet (no formato seunome.multiply.com), com 1 Gbyte de espaço livre para armazenar fotos e textos. O acesso a esse conteúdo é livre, como em uma página comum.
Para aqueles que já se acostumaram ao Orkut, a grande quantidade de links e a falta de ícones do Multiply pode tornar seu uso uma tarefa complicada.
Adicionar contatos à lista de favoritos, por exemplo, é mais difícil: é preciso saber o endereço de e-mail da pessoa ou então descobrir o endereço da sua página na rede de relacionamentos.
Outro problema é encontrado na opção para importar amigos das redes Orkut, Friendster e do catálogo de endereços do Out-look. A função é pouco eficiente, pois todos que estiverem na lista receberão um e-mail com convite, como se fosse um spam.
Entre as principais qualidades, no entanto, estão a boa organização do álbum de fotos e um espaço maior para publicar textos.
As áreas de textos e fotos podem ter seu acesso restrito a contatos próximos, se o usuário desejar.


Texto Anterior: Impacto no país será menor, afirma analista
Próximo Texto: Conheça redes voltadas para áreas específicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.