São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGENDA
Sites com listas de restaurantes, casas noturnas e shows estão na Internet
Programe-se com o auxílio do guia virtual da cidade

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Chega o fim-de-semana. Você pensa em combinar algo com os amigos, mas não tem nada em mente. E agora?
Se você tiver acesso à Internet, seus problemas estão quase resolvidos. Basta entrar em um guia virtual de sua cidade e checar quais são os shows do dia, o horário do cinema ou onde estão os restaurantes mais exóticos do bairro. O problema, agora, será escolher entre tantas opções.
Os internautas das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, são os principais beneficiados, já que vivem nas cidades que têm o maior número de guias virtuais.
Muitos desses guias são bastante completos -fazem, simultaneamente, referência a gastronomia, entretenimento, endereços e serviços.
Normalmente, os guias virtuais oferecem mecanismos de busca internos que permitem realizar pesquisas rápidas e específicas que conseguem filtrar, sem dificuldade, todo seu conteúdo.
Uma vez encontrado o local desejado, é possível, com um clique, verificar em que ponto da cidade ele está localizado.
Em alguns guias, o inverso também é possível. A partir de um endereço definido, o internauta pode checar onde estão os cinemas, supermercados ou hotéis mais próximos daquele ponto.
De qualquer maneira, sempre que decidir ir a algum lugar que encontrar em um guia virtual, não se esqueça de telefonar e conferir se dados como localização e horário de funcionamento estão corretos. O fato de um guia estar on line não significa que ele esteja sempre atualizado ou correto.

On line contra impresso
Guias on line têm, basicamente, três vantagens sobre guias impressos.
Em primeiro lugar, a quantidade de informação: não há limite de espaço para eles: é possível fazer longas descrições sobre os pratos de um restaurante, ou fornecer espaço para o público comentar, discutir e até avaliar os filmes que estão em cartaz.
Outra é a versatilidade. Se você tiver algo em mente, como "casa noturna, na zona leste de São Paulo, com público entre 18 e 23 anos de idade", há grandes chances de encontrar um local adequado em poucos minutos, sem a necessidade folhear páginas e mais páginas e ler a descrição de dezenas de lugares.
E, claro, guias virtuais são completamente gratuitos.


Texto Anterior: EUA testam votação on line
Próximo Texto: Agenda de diversão invade rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.