São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria testa sistema anti-pirataria

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de tomar ações judiciais contra o uso do "Napster" (www.napster.com), programa para trocar arquivos MP3, a indústria fonográfica também tenta criar soluções tecnológicas para evitar a cópia de músicas na rede.
Empresas como IBM, Compaq e Microsoft se uniram a gravadoras para fundar a SDMI (www.sdmi.org), entidade que desenvolve formatos musicais supostamente imunes à pirataria.
A organização criou seis tecnologias para impedir a cópia de arquivos e, para testar sua eficácia, ofereceu US$ 10 mil a quem conseguisse burlar uma delas.
A competição terminou na semana passada e recebeu 447 propostas de hackers. Os resultados deverão ser divulgados em novembro, mas, segundo reportagem publicada em um site americano (www.salon.com/tech/log/2000/10/12/sdmihacked/index.html) todos os sistemas criados pela SDMI já foram decifrados pelos participantes.
"Esse artigo é uma loucura, uma falsidade, porque o comitê de avaliação ainda não tinha começado a estudar as propostas quando ele foi publicado", afirma Leonardo Chiarglione, diretor da SDMI.
A RIAA (www.riaa.org), associação das gravadoras americanas, também anunciou a intenção de criar tecnologias antipirataria.

Troca de arquivos
Depois que dois pesquisadores da Xerox divulgaram um estudo (www.parc.xerox.com/istl/groups/iea/papers/gnutella/index.html) prevendo o fim do "Gnutella" (http://gnutella.wego.com), programa que é considerado o sucessor do "Napster", os responsáveis pelo desenvolvimento do software criaram um acessório que promete resolver os problemas técnicos apontados pelos cientistas.
Ele se chama "Reflector" e, segundo seus criadores, deixará o "Gnutella" mais rápido. O programa está em http://dss.clip2.com/reflector.html. (BG)


Texto Anterior: Música: Coloque música MP3 no aparelho de som
Próximo Texto: Diversão: Torcida entra em campo com "Fifa 2001"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.