São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Chips com rodas

TECNOLOGIA DO VOLANTE Salão do Automóvel 2006 mostra novos recursos, que ajudam o motorista a dirigir com segurança e trazem conforto para viagens

DA REPORTAGEM LOCAL

Pode parecer estranho, mas os carros futuristas mostrados no desenho animado "Os Jetsons" estão mais perto do que você imagina. Claro que ainda falta muito tempo para que eles consigam voar, mas a tecnologia existente nos veículos de hoje permite que o ato de dirigir seja mais seguro e mais confortável.
Isso acontece porque os novos modelos de carros e de acessórios automotivos integram funções como atender ao celular usando o aparelho de som ou guiar motoristas perdidos indicando o melhor caminho para o destino desejado.
O Salão do Automóvel 2006, que acontece até este domingo, em São Paulo, traz veículos que esbanjam tecnologia e enchem os olhos dos visitantes. Mas é o que está debaixo do capô que chama mais a atenção.

Inovação
Agora não são mais os donos que devem se adaptar ao carro, mas é o veículo que se adapta ao motorista. O Stilo, da Fiat, possui um sistema chamado My Car. "Ele permite que o condutor configure o veículo ao seu modo", explica Carlos Henrique Ferreira, representante da companhia. "Se o usuário desejar que as portas se tranquem automaticamente quando ele atingir 20 km/h, o carro obedece", complementa. É possível, ainda, ajustar o consumo de combustível do veículo ao seu uso diário.
Muitos modelos saem de fábrica com diversos recursos para que o condutor não desvie a atenção do trânsito. Sensores de chuva acionam o limpador de pára-brisas, do mesmo modo que acendem os faróis quando anoitece. Seguindo essa idéia, o novo Citröen C6 consegue projetar dados do velocímetro, por exemplo, diretamente no pára-brisas, evitando distrair o motorista.

Acessórios
Se por um lado os carros já vêm de fábrica esbanjando tecnologia, por outro, as fabricantes de acessórios tentam inovar com os seus aparelhos .
Para uma viagem em família, uma boa opção é equipar o carro com LCD e tocador de DVD, para que as crianças possam assistir a filmes enquanto aguardam a chegada ao destino. Esses mesmos aparelhos também permitem assistir a canais de televisão aberta e até, no caso de haver mais monitores no carro, selecionar imagens separadamente para cada tela.
Rádios permitem atender a chamadas de celular sem tirar as mãos do volante. A voz de quem está do outro lado da linha é reproduzida nos alto-falantes, enquanto a do motorista é captada por um pequeno microfone. Alguns modelos apresentam até conexão para tocadores como o iPod. (GP)


Salão do Automóvel 2006 Até domingo no Anhembi, em São Paulo
Horário:
das 13h às 22h
Entrada: R$ 25
www.salaodoautomovel.com.br



Texto Anterior: Jogo mostra violência na escola
Próximo Texto: Gravador de DVD Philips
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.