São Paulo, quarta-feira, 25 de novembro de 2009

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Professor aponta problemas a serem superados para o sucesso da técnica

DA REPORTAGEM LOCAL

O ano de 2009 foi de apostas em torno da tecnologia 3D. No cinema, resultados. Na casa do consumidor, promessas. Mas Sony e Panasonic prometeram vender as TVs 3D em 2010.
No Brasil, o mercado da tecnologia é fraco. "Não acredito em uma explosão de vendas de aparelhos 3D nos próximos anos no Brasil", diz o professor Valdecir Becker, que dá aulas de perspectivas da TV digital na pós-graduação da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado). "O sucesso dessa tecnologia depende de conteúdos propícios, que sejam voltados para esses aparelhos", defende.
A produção de conteúdo em 3D é um dos problemas, já que é preciso investir em captação para melhores resultados. Outro entrave é a necessidade de usar óculos para ver o efeito. Os testes em TVs que não precisam disso ainda não deram resultados que possam ser colocados na casa do consumidor.
Mas a Sony defende seu investimento. "Acredita-se que não se trata de uma tecnologia passageira", diz Luis Fabichak, gerente da empresa. (AD)


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