São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA DIGITAL

KaZaA permite compartilhar arquivos entre PCs, mas pode ser perigoso; usar antivírus é fundamental

Software distribui canções na internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Os programas de troca de arquivos, que também são conhecidos como P2P (em inglês, abreviatura de ponto-a-ponto), dão acesso gratuito a milhares de músicas. A indústria fonográfica acha que os softs facilitam a pirataria e tenta proibi-los na Justiça.
Enquanto não consegue, milhões de internautas seguem baixando arquivos MP3 com esses softs. O programa mais popular é o KaZaA (www.kazaa.com), cuja principal qualidade é funcionar bem em micros com conexões de baixa velocidade (56 Kbps).
Apesar disso, o KaZaA gera desconfiança entre alguns usuários. O software instala consigo alguns programas adicionais, cuja função não foi esclarecida.
Por esse motivo, um internauta anônimo criou o KaZaA Lite (www.kazaalite.com), que funciona exatamente como o KaZaA, mas supostamente não traz os programas embutidos. Como seu autor é desconhecido, convém encarar o soft com cautela, mas ele não apresentou problemas durante testes realizados nos últimos meses.
Depois de instalar o programa e criar uma conta de usuário seguindo as instruções exibidas, basta clicar em Search e Audio e digitar o nome da música procurada. Quando a pesquisa terminar, clique duas vezes no arquivo com o maior número na coluna Bandwidth e espere o download.
Atenção: para proteger o micro, é fundamental passar um antivírus nos arquivos obtidos com o KaZaA antes de tocá-los. Se você não tem um soft de proteção, instale o AVG (www.grisoft.com), que é gratuito.



Texto Anterior: Ligue micro ao aparelho de som
Próximo Texto: Páginas vendem faixas on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.