São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guarde sua coleção no disco rígido

DA REPORTAGEM LOCAL

Criar seus próprios arquivos MP3 é uma tarefa simples: depois de instalar um programa como o MusicMatch, basta colocar um CD de música no drive e clicar em Gravar.
As canções serão transformadas em arquivos musicais, que ficarão armazenados no disco rígido. Como os arquivos MP3 são pequenos, é possível guardar muitas canções no micro: cada 1 Gbyte de espaço livre comporta 200 músicas de cinco minutos.

Vinil
O computador é uma ótima ferramenta para quem deseja transformar seus discos de vinil em CDs. Usando um cabo especial, ligue a saída Line Out ou Rec Out do seu aparelho de som à entrada (Line In) da placa de som do PC.
Se o seu aparelho não tem esses conectores, você pode usar a saída de fones de ouvido para fazer a ligação ao PC. Nesse caso, mantenha reduzido o volume do som.
Depois de fazer a conexão, você vai precisar de um programa de edição de áudio. Um dos melhores é o Goldwave (www.goldwave.com), que pode ser testado gratuitamente.
Abra o soft e clique em File e New. Digite a duração do disco de vinil no campo Length. Na janela Device Controls, clique em Properties e selecione Record. Assinale o item Monitor, clique em OK e toque o disco de vinil. Clique em Tools e Volume Control. Ajuste o nível de gravação para que os medidores de áudio não cheguem ao máximo (isso causaria distorção).
Depois de fazer a configuração, clique em Rec para gravar o disco e repita o processo para o outro lado do LP. O Goldwave traz recursos para limpar os chiados do vinil e separar automaticamente as músicas em faixas.



Texto Anterior: Softs recebem transmissão direta
Próximo Texto: Visite emissoras on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.