São Paulo, quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nokia vai entrar no mercado de netbooks

DO "NEW YORK TIMES"

A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, anunciou na última segunda-feira que vai começar a fazer netbooks, entrando em uma concorrência feroz em um mercado que cresce rapidamente.
Netbooks são laptops de baixo custo otimizados para navegar na internet e para executar alguns programas básicos.
Lançado pioneiramente pela Asus em 2007, os netbooks ganharam versões de marcas como HP e Dell.
A Nokia tem sofrido queda na margem de lucro nos últimos trimestres, quando a demanda por celulares caiu. Analistas dizem que a entrada na indústria de PCs, em que a margem é tradicionalmente fina como uma lâmina, possa prejudicar ainda mais os lucros.
"Temos plena consciência de qual tem sido o nível da margem [de lucro] no mundo dos PCs. Entramos em contato com isso de olhos bem abertos", disse Kai Oistamo, chefe da unidade de telefones da Nokia.
O seu primeiro netbook, o Booklet Nokia 3G, terá o sistema operacional Windows e processador Atom da Intel -oferecendo até 12 horas de bateria, segundo a empresa, e pesando 1,25 kg.
A empresa de pesquisas IDC prevê que o número de netbooks vai aumentar neste ano mais de 127% em comparação a 2008, chegando a 26 milhões de unidades. Tal marca deve superar o mercado geral de PCs, que deverá permanecer estável, e o mercado de telefonia, que encolhe cerca de 10%.
"A Nokia espera que a sua marca e o seu conhecimento sobre circuitos de celulares joguem a favor de suas forças quando se direciona para esse lotado e superdisputado caminho", disse o diretor de pesquisa da CCS Insight, Ben Wood. "Vemos a incursão da Nokia no mercado de netbooks como um exercício de nicho no contexto mais amplo da empresa."
A Nokia informou que vai divulgar as especificações detalhadas, a disponibilidade no mercado e o preço do dispositivo no próximo dia 2.


Texto Anterior: Dicas: Sites reúnem dicas e tiram dúvidas sobre a reforma ortográfica
Próximo Texto: Administração: Cidades do interior têm internet gratuita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.