São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

Próximo Texto | Índice

MINHA PÁTRIA, MINHA LÍNGUA

Idioma de Camões é oficial em sete países e falado também em Goa, Macau e Timor Leste

Conheça pela rede quem fala português

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

O português é a língua oficial de sete países. Também é falado no Timor Leste, em Goa (na Índia) e em Macau (na China). Há apenas uma estimativa do número de lusófonos, entre 170 milhões e 210 milhões de pessoas, de acordo com a página www.leca.ufrn.br/portugues.
A internet é o lugar ideal para abrigar esse caldeirão de endereços em que o interessado vai encontrar milhões de páginas brasileiras, portuguesas e também centenas de sites sobre os outros cinco países onde se fala o português, entre eles Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.
No Brasil, um site que merece visita é o da Academia Brasileira de Letras, www.academia.org.br. Permite fazer pesquisa a respeito dos ocupantes das cadeiras, por exemplo, além de trazer informações sobre modificações na língua portuguesa.
Timor Leste merece especial atenção. O país viveu uma sangrenta luta pela independência e vai realizar sua primeira primeira eleição presidencial em 2002. No campo cibernético, ainda não tem identidade, mas o endereço www.portugal-presente.com traz várias seções a respeito do país. Clique no item Língua para entender o motivo pelo qual a língua portuguesa é falada no Timor Leste.
Sobre Moçambique, o endereço www.terravista.pt/bilene/1418/entrada.html traz várias seções, como fotos, culinária e sons. A seção Artes Plásticas e Letras informa quem são os expoentes em suas respectivas áreas no país.
O interessado na língua portuguesa também pode visitar o endereço www.portugal-linha.pt/comustat.html. Ao acessar essa página, é possível visualizar um quadro que informa a respeito das comunidades portuguesas espalhadas pela Europa, pela América e pela Ásia.
Há poucos endereços hospedados na terminação cv (que designa o país Cabo Verde). O índice de buscas Google lista apenas cinco endereços se você digitar Cabo Verde português no campo de pesquisas do endereço www.google.com.
Dois deles não estavam disponíveis na última segunda-feira (o da Assembléia Nacional, em www.parlamento.cv, e o do provedor Cabo Verde Telecom, www.cvtelecom.cv).
O site de notícias Angola Press (www.angolapress-angop.ao/Frm_notP.htm) está em português, francês e inglês. Tem várias seções, entre elas Cultura, Economia e Política.
Para saber sobre Moçambique, vá até a página www.mol.co.mz, um portal de notícias. No lado esquerdo da página, há um grande índice, com seções que vão desde atualidades e notícias até direitos humanos e computadores e internet, passando por cultura moçambicana, religião e igrejas.


Próximo Texto: Buscadores pesquisam Portugal e Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.