São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

Nova versão do pacote para criar CDs e DVDs traz gerenciador de mídia e configurador de rede; instalação é agressiva

Nero 7 vai além dos recursos de gravação

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você comprou um gravador de CD ou DVD nos últimos anos, ele provavelmente veio com um dos seguintes softwares: Nero ou Easy CD/DVD Creator. A reportagem testou o Nero 7 (www.nero.com), com lançamento mundial previsto para hoje.
Na versão completa, Premium, o Nero 7 assusta pelo tamanho: o pacote traz nada menos que 17 softwares, desde aqueles efetivamente dedicados à gravação de CDs e DVDs até tocadores e editores de arquivos multimídia, gerenciadores de rede e de conteúdo e ferramenta para fazer backups.
Na instalação, essa versatilidade cria um problema. O Nero reclama as associações de 63 tipos de arquivo (entre formatos de vídeo, áudio e imagem). Se você simplesmente clicar em OK, sem desmarcar essas associações, o pacote se sobrepõe a diversos programas populares, como iTunes, Windows Media Player e Winamp. A instalação poderia ser menos agressiva.
Para quem já usa o programa, a novidade que mais salta aos olhos é o Nero Home. Trata-se de um gerenciador de mídia similar ao presente no sistema operacional Windows XP Media Center, ou seja, é um programa que roda em tela cheia e mostra atalhos para o acervo de músicas, fotos e vídeos contido no PC.
Além da interface gráfica bonita, que simplifica o uso do micro como centro de entretenimento, o Nero Home oferece um campo de busca bastante conveniente. Por isso mesmo, é uma pena que tenha se mostrado instável. Num dos PCs usados nos testes, com Windows 98 SE, ele nem rodou. Em outro, com Windows XP SP2, travou algumas vezes.
Outro componente útil é o Nero MediaHome, para compartilhar arquivos multimídia numa rede doméstica. Além de ser bem mais fácil de ajustar que o compartilhador do Windows, o MediaHome consegue converter, automaticamente, os formatos de arquivo -inclusive ajustando os vídeos para exibição num televisor.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Recupere o espaço ocupado por indexador
Próximo Texto: Programa já aceita disco de 50 Gbytes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.