UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

MelodiStik armazena aproximadamente 30 músicas e capta rádio FM

Toca-MP3 tem deficiências, mas seu preço é razoável

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
RODRIGO DE OLIVEIRA PLOTZE
MARIO AUGUSTO PAZOTI

ESPECIAL PARA A FOLHA

O Teste USP avaliou o tocador de MP3 MelodiStik Plus, que é fabricado pela empresa JMTEK. Além de tocar arquivos musicais gravados nos formatos MP3, WMA (Windows Media Audio) e WAV, o aparelho possui mais três funções: rádio FM, gravador de voz e disco rígido portátil.
Um dos principais destaques do tocador musical MelodiStik é seu tamanho. Medindo apenas 9,6x3,2x2,3 cm, o portátil pode ser utilizado até durante a prática de esportes. Segundo seu fabricante, o aparelho, que funciona com uma pilha tipo AAA, tem autonomia de até 12 horas.
O MP3 MelodiStik Plus possui capacidade de armazenamento de 128 Mbytes. Além de arquivos de áudio, ele pode guardar outros tipos de arquivo, sendo utilizado como um disco rígido portátil.
A capacidade de 128 Mbytes é o mínimo aceitável para a utilização do aparelho como toca-MP3. Ela é suficiente para armazenar aproximadamente 30 músicas de quatro minutos de duração cada uma. O gerenciamento dos arquivos contidos no MelodiStik é bem simples: basta conectar o aparelho ao computador por meio de uma porta USB.
No sistema operacional Windows XP, o dispositivo foi detectado automaticamente e apareceu como um disco removível. No Windows 98, foi necessário instalar um driver (programa adaptador) fornecido com o produto.
O usuário também recebe um programa para gerenciar as informações do MelodiStik, o Digital Audio Manager. Ele é dispensável: o gerenciamento pode ser feito de maneira bem mais simples por meio do próprio Windows.

Ergonomia
O aparelho possui um visor de cristal liquido pelo qual o usuário pode obter informações sobre as músicas e os menus de configuração do tocador.
São oferecidos diversos ajustes, como equalização (normal, jazz, classic, rock e pop), contraste do visor LCD, desligamento automático, repetição de músicas, luz de fundo, taxa de amostragem para gravação de voz (8.000 Hz a 48.000 Hz) e outros.
A navegação pelo menu (em inglês) é pouco intuitiva e é um dos pontos fracos do aparelho.
Com qualidade de som razoável, as saídas para fones de ouvido possuem potência de 5 mW.
A recepção de rádio FM, que funciona de maneira autônoma, está em um dispositivo independente do MelodiStik, que é fisicamente separado e usa uma bateria própria.
Possuindo controles próprios, o dispositivo de rádio apresenta apenas dois ajustes de volume (mínimo e máximo), faz procura automática de estações de rádio e trabalha dentro da frequência de 87,5 MHz a 108 MHz.
Para utilizar a função de rádio, é necessário que o tocador de MP3 esteja desligado.
Outra função do MelodiStik é a gravação de voz (modo Voice), que é captada por meio de um microfone próximo ao conector USB. A qualidade da gravação depende da taxa de amostragem selecionada pelo usuário.
O manual é outro ponto fraco do MelodiStik. O manual do tocador de MP3 tem explicações sobre todas as funcionalidades do aparelho, bem como do programa de gerenciamento Digital Audio Manager, mas todas as instruções estão em inglês.
Apenas algumas das funcionalidades básicas do tocador e do rádio estão resumidas em português em uma folha anexa.

Conclusão
O MelodiStik Plus tem os recursos básicos esperados de um tocador de MP3, mas a capacidade de armazenamento e a qualidade de som deixam a desejar.
O tamanho reduzido e o peso podem ser atrativos na hora da compra. Comparado a produtos que oferecem recursos similares, o MelodiStik se destaca pelo preço razoável: R$ 639 ( www.usbdrive.com.br).


Odemir Martinez Bruno é doutor em física aplicada pelo IFSC-USP, docente e pesquisador do Departamento de Computação e Estatística do ICMC-USP. Atua nas áreas de visão artificial, computação paralela e bioinformática. Rodrigo de Oliveira Plotze e Mario Augusto Pazoti são mestrandos em ciência da computação pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Panorâmica - Segurança 1: Internet brasileira é a 2ª mais vulnerável do mundo
Próximo Texto: Música: Programa transmite arquivos pela internet
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.