São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tecnologia

Artista pede a engenheiros olho biônico

DESAFIO - Fã de ficção científica, norte-americana Tanya Vlach criou especificações técnicas para a prótese que deseja usar

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 2005, a artista multimídia norte-americana Tanya Vlach ia de carro para o festival Burning Man, em Nevada, quando sofreu um acidente que lhe subtraiu o olho esquerdo.
Hoje, no lugar do órgão perdido, Tanya usa uma prótese realística de acrílico.
Neste mês, ela publicou em seu blog (tanyavlach.wordpress.com) um post com o título "Call for engineers" (chamado para engenheiros), em que propõe a criação de uma espécie de webcam que sirva a ela como um olho biônico.
"Ainda que a minha prótese seja um excelente substituto estético, estou interessada em capitalizar os atuais avanços da tecnologia para aumentar as habilidades da minha prótese para uma realidade exacerbada", escreveu.
Com base em uma pesquisa que realizou, Tanya publicou uma lista de especificações do aparelho que deseja, como conexão USB ou Firewire, uma entrada para cartões miniSD, zoom ótico de 3x e Bluetooth.
A artista ainda fez uma relação de opções avançadas para o aparelho, como recarregador sem fio e sensores que respondam ao piscar de olhos para executar funções como tirar foto, dar zoom, alterar o foco e ligar e desligar a câmera.
Desde que publicou o texto, em 11 de novembro, Tanya recebeu mais de 150 e-mails, alguns com "sugestões muito promissoras", segundo ela.
Roy Want, engenheiro da Intel, afirmou ao "New York Daily News" que é factível criar um aparelho como o imaginado por Tanya.
Ainda que não seja possível conectar a câmera ao cérebro, as imagens do olho biônico podem ser transmitidas por meio de uma conexão sem fio para um smartphone, disse Want.
Fã de ficção científica, Tanya está animada com possibilidades como a de poder registrar em vídeo sua vida inteira. (RC)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Organize document os em pastas com o Windows Live Skydrive
Próximo Texto: Cineasta já promete protótipo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.