São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Novo gravador de DVDs da HP é simples de instalar e de usar e oferece cinco programas que facilitam o trabalho

Rapidez de gravação fica abaixo da informada

JOÃO DO E. S. BATISTA NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O DVD-writer 100i é o mais recente lançamento da HP destinado à reprodução e à gravação de dados, músicas e vídeos em mídias DVD+RW. Estas são capazes de armazenar até 4,7 Gbytes com velocidade, segundo o fabricante, de 3,32 Mbytes por segundo (2,4x), que é uma das mais rápidas entre as tecnologias emergentes de gravação em DVD atualmente no mercado. O drive também funciona como um gravador e leitor para mídias CD-R (12x, 10x e 32x) e CD-RW (4x). Os valores entre parênteses representam as velocidades de gravação.

Instalação e uso
A instalação do dispositivo é bastante simples. Além do guia rápido de instalação (impresso em português), há no CD de instalação uma animação (com som em inglês) que explica as etapas que devem ser seguidas.
Ao final do processo, que consome cerca de 140 Mbytes de espaço em disco, cinco aplicativos de fácil utilização estarão disponíveis: HP Record Now, HP DLA, HP My DVD, HP Simple Backup e Power DVD (oferecido como bônus e destinado à reprodução de filmes e vídeos).
O primeiro software faz cópias de disco para disco. Teoricamente, as gravações feitas com o Record Now podem ser reproduzidas em outros aparelhos de DVD. A velocidade de gravação obtida nos testes realizados ficou abaixo da velocidade nominal, que é de 3,32 Mbytes/s. A gravação de 4.311 Mbytes de dados levou 3.014 segundos, o que equivale a uma taxa real de gravação de 1,43 Mbytes/s. O computador usado tem processador Pentium III de 800 MHz.
O HP DLA destina-se à cópia de arquivos e funciona como um disco ao qual podem ser adicionados e/ou removidos novos arquivos. As cópias feitas com o DLA são utilizáveis somente no próprio dispositivo em que foi feita a gravação. A velocidade de gravação alcançada nesta modalidade foi de 2 Mbytes/s, ainda abaixo da velocidade nominal. Além disso, a capacidade de gravação da mídia foi reduzida em cerca de 300 Mbytes, caindo para 4,4 Gbytes no total.
O My DVD e o Simple Backup destinam-se, respectivamente, à gravação de vídeo em DVD ou CD e ao backup de grande quantidade de dados com estimativa do número de DVDs necessários.

Compatibilidade
O grande problema das mídias DVD+RW é a compatibilidade. Na modalidade de gravação Record Now, supostamente a que permitiria leitura em outros equipamentos DVD, a mídia funcionou com dois drives, Creative e Toshiba, mas, em um DVD-ROM da Hitachi, a leitura falhou em todos os testes.
O dispositivo foi também instalado no Linux, o que exigiu recompilação do kernel (suporte para emulação de SCSI). Mas não foi encontrada uma ferramenta de gravação eficiente para mídias do tipo DVD+RW. O programa Cdrecord, um dos mais utilizados gravadores de CDs para Linux, suporta, até o momento, apenas gravação de mídias DVD-RW.
Se você procura um dispositivo de backup ou criação de filmes DVD, mas não se preocupa com compatibilidade com equipamentos mais antigos de DVD, o DVD 100i da HP é uma boa opção, apesar de ser caro (R$ 2.399) e exigir mídia dispendiosa (R$ 45,90 por disco).


João do Espírito Santo Batista Neto (jbatista@icmc.sc.usp.br) é Ph.D em sistemas biomédicos pelo Imperial College, Universidade de Londres. É professor no ICMC-USP e trabalha no Laboratório de Computação de Alto Desempenho.

Texto Anterior: Tocador de MP3 portátil usa mini-CDs que gravam 190 Mbytes
Próximo Texto: Veja formatos de DVD gravável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.