UOL


São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupos utilizam a web para defender ações

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto o Ocidente combate o terrorismo e pede que denúncias sejam feitas em seus sites, grupos de defesa utilizam a rede para divulgar suas ações.
É o caso do Hizbollah (www.hizbollah.org/english/frames/index_eg.htm), que mantém versão em inglês, justificando suas atividades.
The Movement for Islamic Reform in Arabia (www.myislah.org) trazia declarações da rede Al Qaeda, assumindo o atentado em Bagdá.
Em tom de denúncia, a página www.americanstateterrorism.com usa fotos de vítimas para chamar a atenção dos leitores e afirma que o terrorismo começou com os norte-americanos.
Na página www.israel-state-terrorism.org/june26urgentA.html, há um texto da Anistia Internacional, informando que a população palestina está sofrendo os efeitos da ocupação do governo israelense.
Um artigo de interesse para quem quer saber a diferença entre terrorismo e terrorismo de Estado está em www.alternet.org/story.html?StoryID=12748. O autor argumenta que o terrorismo de Estado, segundo ele, praticado por Israel é definido pelo governo dos EUA como autodefesa.
"Para acabar com o terrorismo, acabe com o terrorismo de Estado." É o que prega artigo em www.transnational.org/pressinf/2002/pf158_EndStateTerrorism.html.
A organização International Coalition of Historic Site Museums of Conscience tem link sobre terrorismo de Estado em sitesofconscience.org/issue_terrorism.html.
Para saber sobre a ANO (Abu Nidal Organization), leia www.terrorismfiles.org/organisations/abu_nidal_organization.html. Em www.terrorismfiles.org, há uma lista das organizações, com explicações sobre cada uma delas.
Quem baixa os caracteres não-ocidentais no seu browser pode ver o site do PKK (www.pkk.org), o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, organização listada como terrorista pelo Departamento de Defesa. (MZ)


Texto Anterior: Terror: Internet é arma na guerra da informação
Próximo Texto: Leia sobre os últimos fatos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.