São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

PS3 e Xbox 360 mostram as suas garras

MORDE E ASSOPRA Novos consoles investem em caminhos diferentes para oferecer game com gráficos de alta definição

DO ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

Na TGS 2006, o PlayStation 3 e o Xbox 360 conseguiram, cada um à sua maneira, contar pontos com o público nipônico.
Mas, longe de ser fácil, o duelo pelo melhor visual entre os videogames de alta definição teve entre seus principais ingredientes a desconfiança de boa parte dos visitantes.
Sony e Microsoft utilizaram todas as armas possíveis para agradar aos japoneses, um público castigado pela estratégia das empresas. O PS3 terá apenas 100 mil unidades disponíveis para o Japão em 2006, enquanto o Xbox 360 não consegue oferecer títulos em quantidade e qualidade adaptadas ao gosto local. Talvez por isso, a Sony tenha decidido baixar em 20%, no Japão, o preço do pacote básico do PS3, que inclui disco interno de 20 Gbytes e saída HDMI. A atitude caiu bem, mas o aparelho ainda é o mais caro da nova geração.
Nos EUA, o console continua com preço previsto de US$ 499.
O estande da Sony foi o mais movimentado, colocando à disposição cerca de 200 unidades do PlayStation 3. Nos dois dias finais do evento, foi praticamente impossível colocar as mãos no console.
Diversos jogos aguardados para o aparelho debutaram na TGS, com especial destaque para Devil May Cry 4, Virtua Fighter 5 e Ridge Racer 7. Além disso, títulos que foram bastante criticados na E3, como Warhawk e MotorStorm, estavam em estágio de desenvolvimento mais avançado e, portanto, próximos de seu formato final.
Foram revelados alguns dos jogos que serão lançados ainda neste ano para o console, com destaque para o gênero de corrida, com representantes para os mais variados gostos. Entre eles, F1 Championship, Gran Turismo HD, MotorStorm e Need for Speed Carbon.

A caixa de Bill
Para os lados do Xbox 360, que já está disponível no mercado há quase um ano, as preocupações giraram em torno da consolidação de uma identidade para o console no Japão.
Nesse sentido, as duas principais apostas da Microsoft são os RPGs Lost Odyssey e Blue Dragon, representantes de um gênero amado pelos orientais.
Ao lado deles, circularam também Infinite Undiscovery e Trusty Bell, este último um game de interpretação de papéis que é inspirado nas últimas horas de vida de Chopin -no Ocidente, contudo, o jogo se chamará Eternal Sonata e, no lugar do músico clássico, entrará um personagem fictício.
No rastro do sucesso da Xbox Live Arcade, área da rede on-line do Xbox 360 dedicada a antigos sucessos e a jogos mais simples, foram anunciados Ms. Pac-Man e New Rally X, além de Yie Ar Kung Fu, exclusivo para o mercado japonês.
A Microsoft também aproveitou para revelar a data de lançamento do seu tocador de HD DVD, que chega ao Japão em 22 de novembro pelo equivalente a US$ 177. O formato é o principal rival do Blu-ray, o DVD de alta definição apoiado pela Sony e que será a mídia do PlayStation 3.
Até o final deste ano, 110 games para o Xbox 360 serão lançados no Japão, superando a meta de 80 títulos anuais. (TA)


Texto Anterior: Famosos ganham foco na rede
Próximo Texto: Portáteis apostam em remakes para conquistar os jogadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.