São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motorola reinventa celular musical

Modelo Rokr E2 substitui seu antecessor, E1, com vantagens e coloca fim à parceria musical com a Apple

DA REPORTAGEM LOCAL

Há um ano, a Motorola (www.motorola.com.br) lançava o que prometia ser uma revolução no mundo dos celulares. Tratava-se do Rokr E1, fruto de uma parceria inédita com a Apple, dona da popular linha iPod, e que levava ao telefone portátil funções de tocador digital.
O sucesso do produto, no entanto, deixou bastante a desejar. Mais amadurecido, o novo Rokr E2 parece vir para suprir a lacuna deixada pelo antecessor. Apesar de seu lançamento cristalizar o fim da parceria entre Apple e Motorola, ele ainda apresenta alguns legados dessa aliança, como a compatibilidade com o formato musical AAC.
Um cartão de memória SD de 1 Gbyte vem incluso no produto, e a transferência musical não requer um programa específico instalado -o E1 requisitava o software iTunes. O aparelho ainda traz a inovadora vantagem de ser compatível com o plugue universal de 3,5 mm, o que permite que se ligue à maioria dos cabos de saída de áudio, de fones de ouvido a caixas de som. Outra facilidade são as saídas distintas para o recarregador e o conector USB, permitindo alimentar a bateria ao mesmo tempo em que se transfere canções. O Rokr E2 também se conecta sem fio por Bluetooth e é compatível com os fones sem fio da Motorola. Baseado em Linux, ele conta ainda com uma câmera embutida de 1,3 Mpixel e flash.

Oráculo
Uma das funções mais curiosas do Rokr E2 é sua capacidade de identificar músicas ambientes, informando título, artista e álbum. Basta que o usuário grave cerca de 15 segundos da canção (conversas e ruídos não comprometem o reconhecimento) e envie a gravação para os servidores da Motorola. Um sistema de algoritmos fornecerá os dados sobre a canção.
O Rokr tem chegada às lojas prevista para outubro e preço em torno de R$ 1.100. (MB)


Texto Anterior: Teste/ USP: Sistema amplia áudio de tocador digital
Próximo Texto: Portátil compacto oferece boa memória interna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.