São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

software

Antivírus de 2007 serão mais versáteis

GUARDA-COSTAS Em avaliação exclusiva, novas edições do Norton e do VirusScan mostram as suas novas funções

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Este ano poderá ser lembrado no futuro como o marco zero de uma nova geração de programas de proteção digital.
A safra 2007 de antivírus, que estréia no próximo mês, foge da mesmice dos lançamentos anteriores. Uma das grandes motivações para tal mudança é o Windows Vista, que terá integração com serviços de proteção da própria Microsoft.
Para fazer frente a essa investida, Symantec e McAfee, duas das grifes mais tradicionais na área, investiram na diversificação dos produtos.
A Folha testou em primeira mão o Norton Antivírus 2007, que assumiu a função de combater os programas espiões (spyware), e o McAfee Internet Security Suite 2007, um pacote de serviços que tem ferramentas contra invasores, de backup e de ajuste da performance do PC. Os testes concluíram que a fartura de opções desses programas consome muitos recursos do computador e tem potencial para complicar a vida dos usuários de PCs modestos.

Norton Antivírus 2007
A principal mudança do novo Norton é o combate aos programas espiões, que antes era dividido entre o antivírus e os softwares do pacote Internet Security. O soft agora é responsável por detectar ameaças como mecanismos de rastreamento e os rootkits, códigos nocivos que deixam a máquina vulnerável.
A fabricante também anunciou que o Norton 2007 é capaz de detectar variações de pragas por meio da defesa pró-ativa.
O consumo de memória do Norton, uma das queixas dos usuários, continua alto. Nos testes, as versões 2006 e 2007 do Norton QuickScan gastaram praticamente a mesma quantidade de recursos.
Em PCs com 512 Mbytes, o uso do Norton 2007 não causou lentidão. Já em um computador com 128 Mbytes, a realização de uma varredura do sistema tornou quase impossível o uso de outros programas. O Norton 2007 deve chegar às lojas brasileiras a partir de 20 outubro com preço sugerido de R$ 89.

McAfee 2007
O McAfee Internet Security Suite 2007, testado pela reportagem, se mostrou tão eficiente e pesado quanto o seu principal rival. O pacote da McAfee traz, além dos programas para proteção, softs para evitar sites maliciosos (SiteAdvisor), para defender a privacidade do usuário (Privacy Service) e para melhorar o desempenho do PC, desfragmentando o disco rígido e criando cópias de segurança. Entre as ferramentas de manutenção, o QuickClean merece destaque. Ele procura e apaga arquivos desnecessários como rastros de navegação pela internet, registros do sistema, e-mails da pasta Excluídos, do Outlook, e downloads da pasta Temporários, do Windows. O mecanismo oferece um método especial (shredder) para apagar definitivamente os arquivos. Assim como seu rival, o novo VirusScan tem alto consumo de memória e deixa lento qualquer computador com menos de 512 Mbytes. Os anúncios oficiais da McAfee sobre seus novos produtos e preços devem ser feitos nesta semana.


Texto Anterior: Mais lenha: Notebook Lenovo pega fogo
Próximo Texto: Faça você mesmo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.