São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aviões permitem acesso à Internet

da Reportagem Local

Para usuários da Internet, o céu não é mais o limite. A operadora de satélites Inmarsat (www.inmarsat.org) está desenvolvendo serviços para prover acesso à Internet em aviões, a uma velocidade de 64 Kbps.
Segundo a empresa, 58 companhias aéreas estão experimentando o serviço, principalmente as que já têm telefone a bordo. No Brasil, a TAM já oferece telefone e Internet em vôos especiais.
"Nossos telefones já estão ligados aos satélites da Inmarsat. Para se conectar à Internet, o passageiro deve ligar o modem de seu notebook ao telefone do avião, exatamente como ele faz quando está em terra", afirma o diretor técnico de vôos internacionais da TAM, Sérgio Novato.
Para oferecer ligações telefônicas e acesso à Internet via satélite, a TAM comprou o serviço da Aircom, empresa de telecomunicações francesa.
No teto do avião há uma grande antena, que se liga ao satélite da Inmarsat e às companhias telefônicas locais, que irão se ligar aos provedores.
Para o passageiro que mora em São Paulo, por exemplo, o sinal do satélite será enviado à Telefônica e, depois, ao provedor. "É como uma ligação feita de telefone sem fio", diz Novato.

Peso no bolso
Oferecida em vôos mais caros, como os da classe executiva e primeira classe, a ligação ao satélite pesa no bolso.
Para qualquer lugar do mundo, o minuto sai por US$ 8. A cobrança é feita no cartão de crédito e não depende do local por onde o avião passa, e sim do tempo de duração.
Transbrasil, Vasp e Varig não oferecem telefones a bordo.


Texto Anterior: Internet: Lycos ganha versão brasileira
Próximo Texto: Yahoo! inaugura bate-papo com voz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.