São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Videofone divide rede com micro

FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha teve acesso com exclusividade ao telefone Vision IP, da Seal Telecom, que converge em um só aparelho os recursos de voz sobre IP -que viabiliza conversas via internet com pessoas em qualquer parte do mundo sem gastar nada além da conexão de banda larga, desde que ela também possua este tipo de acesso-, videoconferência -muito utilizada no mundo corporativo- e webcams -que capturam e transmitem imagens via rede.
O aparelho, que acaba de chegar ao Brasil, funciona como telefone comum e possibilita conversar com uma pessoa enquanto a vê em tempo real. Para tanto, basta conectar o Vision IP em um ponto de banda larga comum. Feito isso, é só discar o número IP (que identifica a conexão à rede) da pessoa com quem deseja falar.
Apesar de o Vision IP dispensar o uso conjunto de um micro, o ponto de banda larga pode continuar conectado ao computador sem prejuízo do acesso à internet, se for o caso. O aparelho possui um hub (divisor de conexão).
Na configuração, o videofone reconhece automaticamente o endereço IP de sua conexão. Para saber qual é a sua, clique em Iniciar, Configurações e Conexões de rede.
Ainda que seu interlocutor não possua um videofone, ele pode conversar com você desde que possua uma webcam, um microfone para micros e um software de videochat -por exemplo, o Netmeeting, da Microsoft.
O aparelho também pode ser conectado a uma linha telefônica e ser usado como um telefone convencional. Dentro de empresas, por exemplo, é possível registrá-lo como um ramal.
Se a intenção for transmitir conteúdos de fitas VHS ou DVDs , é possível conectar esses aparelhos e transmitir as imagens.
O Vision IP oferece uma agenda de endereços (bom recurso para armazenar números IP), tem identificador de chamadas e armazena os IPs das ligações que não foram atendidas.
O usuário pode ainda baixar e-mails para o aparelho, configurando uma conta do tipo POP3, o mesmo utilizado em programas como Outlook ou Eudora. É possível também acessar alguns sites que possuam versões em CHTML, que comprime as páginas tradicionais. O UOL (www.uol.com.br) é um deles.
A Seal Telecom (www.sealtelecom.com.br; tel. 0/xx/11/ 3877-4000) definiu o preço do Vision IP em US$ 1.300.


Texto Anterior: Telefonia: Celular com Windows traz bons recursos
Próximo Texto: Teste USP - Software: Antivírus é rápido e exige pouco do micro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.