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PASSARELA CIBERNÉTICA
Grifes mostram suas novidades na internet, que apresenta até transmissão on-line de desfiles
Viaje em rendas e frufrus da vida fashion
CAROL GARCIA
ESPECIAL PARA A FOLHA
Todos os dias, ao colocarmos os
pés no mundo, abrimos o armário em busca de um lenço, um
brinco ou uma gravata capazes de
nos posicionar um centímetro
acima da humanidade. Decidir o
que vai fazer a diferença neste inverno é a grande questão que a 16ª
edição da São Paulo Fashion
Week (www.saopaulofashionweek.com.br) procura responder
com a apresentação de 43 desfiles
das principais marcas brasileiras
de moda entre hoje e 3 de fevereiro. Mesmo quem não está na lista
de convidados pode acompanhar
as novidades da estação nas passarelas virtuais que abundam no
ciberespaço.
Nesse mesmo site, há link para o
Amni Hot Spot, evento que abriu
a temporada de desfiles no último
dia 14 com o intuito de apresentar
novos nomes para a moda brasileira. O clima circense especialmente recriado na Casa das Caldeiras na ocasião do evento entra
no universo on-line em ícones ligados à magia do circo, com fotos
e comentários resumidos de cada
apresentação.
Os principais portais da internet
criaram páginas a respeito do
evento. A homenagem dos estilistas aos 450 anos de São Paulo, por
exemplo, pode ser acompanhada
na Folha Online
(www1.folha.uol.com.br/folha/especial/
2004/saopaulofashionweek).
O Terra também apresenta noticiário e fotos
(moda.terra.com.br/spfw2004inverno). Se,
no endereço citado, você trocar a
palavra inverno por verao (sem
til), terá acesso à cobertura da última edição do evento.
Já o Yahoo! brasileiro alinhava
notícias divulgadas por várias
fontes, montando uma espécie de
dossiê de moda (br.news.yahoo.com/40/moda.html).
Não é à toa que o maior espetáculo fashion da América Latina se
constitui num foco da atenção de
inúmeros sites especializados e
outros nem tanto. Uma simples
pesquisa no Google mostra o interesse que o tema desperta: na segunda-feira, havia 3 milhões de
resultados para a palavra moda
-só para comparar, futebol tinha 1,35 milhão. Pesquisa com o
termo fashion dava 25,1 milhões
de opções, contra 19,2 milhões para soccer.
O menu para quem quiser
acompanhar de perto o que acontece nas passarelas cibernéticas
inclui outros eventos da temporada outono-inverno 2004 no Brasil, como a Semana de Moda
(www.casadecriadores.com.br)
e o Fashion Rio (www.fashionrio.com.br).
A Niterói TV, que se apresenta
como "a primeira TV de internet"
daquela cidade fluminense, também traz cobertura do Fashion
Rio em www.niteroitv.com.br/index.asp?cod=109.
O GNT Fashion fechou um
acordo com o Globo Media Center (gmc.globo.com), seção do site Globo.com que oferece conteúdo exclusivo em vídeo, para a
transmissão de dois programas
realizados durante o Fashion Rio.
Para vê-los, é preciso ser assinante
do provedor Globo.com.
Outra opção para ficar atualizado com o chamado mundinho é
conferir os sites especializados. O
WebFashion (www.webfashion.com.br), por exemplo,
não tem atualização diária, mas
traz matérias condensadas que
permitem captar a síntese das tendências da próxima estação.
Já a revista eletrônica de Érika
Palomino (www.erikapalomino.com.br), colunista da Folha, está
entre as mais ágeis. Com atualizações constantes, apresenta, poucos minutos após cada desfile, comentários e um álbum de fotos.
No portal Textilia.net (www.textilia.com.br), informações sobre os principais eventos podem
ser acessadas gratuitamente, mas
há áreas de navegação restrita.
Carol Garcia é editora-chefe do site Moda Brasil (www.modabrasil.com.br) e
coordenadora da pós-graduação em jornalismo de moda e estilo de vida da Universidade Anhembi Morumbi
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