São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja dicionário tupi-guarani

DA REPORTAGEM LOCAL

São 180 línguas faladas por 235 povos, segundo estimativas da SIL (Sociedade Internacional de Linguística). Em Grupos Indígenas (www.sil.org/americas/brasil/PortGrps.htm), é possível ver a lista dos grupos indígenas e as línguas faladas. Um mapa tosco indica a localização dos grupos.
Sobre a volta do tupi, leia em lhoepner.bei.t-online.de/uebersetzen/lingua-geral.htm. O texto reivindica que essa língua está ressurgindo "em páginas de livros, telas de cinema e pode chegar às salas de aula". Em contrapartida, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em 2002, os índios estavam perdendo a língua materna em regiões urbanas do Mato Grosso do Sul (www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u29171.shl).
Quem quiser ler um pequeno dicionário de tupi-guarani pode ir a educaterra.terra.com.br/almanaque/indios_5.htm e ver a origem da palavra jabaquara.
As contribuições do tupi ao léxico português podem ser lidas em www.pead.letras.ufrj.br/tema05/por-tm05.html#PONTO12.
O site www.uni-mainz.de/~lustig/guarani/lingua_tupi.htm traz texto com breve história da língua tupi. Em www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/soc_indigenas.html, um texto diz que os jesuítas aprenderam o tupi, modificaram-no e criaram uma gramática. Veja o multilingüismo no Brasil em www.instituto-camoes.pt. (MZ)


Texto Anterior: Saiba onde ouvir músicas indígenas
Próximo Texto: Índios na rede: Portal indígena critica ação de "brancos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.