São Paulo, Quarta-feira, 28 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA NA INTERNET

Veja o novo sistema solar

ADRIANA LUTFI
free-lance para a Folha

A recente descoberta do novo sistema solar está dando o que falar na Internet. Os três planetas que giram em torno da estrela Úpsilon de Andrômeda, a 44 anos-luz da Terra (cerca de 400 trilhões de quilômetros), estão mexendo com a possibilidade de encontrar vida em outros planetas e com a curiosidade de muita gente.
A equipe de caça-planetas (apelido dos descobridores) está chamando a atenção para vários sites de astronomia. O centro norte-americano de astrofísica Harvard-Smithsonian, por exemplo, montou uma página com simulações do novo sistema solar, comparando os novos planetas com os "nossos" (cfa-www.harvard.edu/afoe/simulation.html).
O site da pesquisa do novo sistema solar, que existe há três anos, virou referência obrigatória. A busca por planetas extra-solares, que giram em torno de estrelas como o nosso Sol, está toda explicada em www.physics.sfsu.edu/gmarcy/planetsearch/planetsearch.html. E os descobridores -Geoffrey Marcy e Paul Butler- podem ser encontrados em suas páginas pessoais: o primeiro, em cannon.sfsu.edu/gmarcy/, da Universidade de San Francisco; e Butler, em astro.berkeley.edu/paul/, do Anglo-Australian Observatory (www.aao.gov.au/). A astrônoma Debra Fischer, importante na pesquisa, está em cannon.sfsu.edu/fischer/.
Companhias de notícias, como CNN (www.cnn.com), ABC (abcnews.go.com), MSNBC (www.msnbc.com/news) e BBC (news.bbc.co.uk), competem para ver quem faz a melhor cobertura jornalística de ciência pela Internet. As principais táticas para prender a atenção são os arquivos de áudio e vídeo. A própria Nasa (agência espacial norte-americana) entrou na guerra de notícias, com seu site Space Science News (http://science.nasa.gov/ssn.stm), esbanjando o prestígio de ser famosa e oficial e, também, de ter um belo webdesign. Em todos sites, um ponto em comum: links para as notícias relacionadas.
A astronomia é um assunto que conquista muitos curiosos na rede, mesmo antes da descoberta.
A Internet conta com mais de 1.300 sites de astronomia, como institutos, universidades, museus e observatórios, além das revistas digitais. Uma das mais informativas e atualizadas é a "Planetary Society" (www.planetary.org/), que analisa notícias divulgadas na imprensa e propõe vários links de pesquisa.
O Museu Smithsonian National Air and Space (www.nasm.edu/) e o Observatório Lick, da Universidade da Califórnia (www.ucolick.org), prendem o internauta com um belo visual e fotos de estrelas.


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Confira os sites brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.