São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Siga etapas para evitar erro de ajuste

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de instalar o wireless gateway, desligue o PC e o modem. Depois de fazer as conexões físicas, ligue o modem e espere até que ele estabeleça a conexão -no Speedy, por exemplo, isso é indicado pela luz ADSL, que fica acesa. Ligue o gateway à tomada (ou acione sua tecla liga-desliga) e aguarde a estabilização do aparelho, que pode levar de poucos segundos a um minuto- quando ele estiver pronto, seus LEDs ficarão acesos ou piscando lentamente. Só então ligue o PC.
Se essa ordem não for obedecida, o painel de configuração do gateway pode não abrir.
Ele varia de acordo com o fabricante, mas as configurações que você precisa fazer são sempre as mesmas.
Primeiro, trocar a senha de acesso ao gateway. Depois, escolher um nome (SSID) para sua rede doméstica, ativar a criptografia e protegê-la com uma segunda senha. No caso do Speedy, é preciso também configurar a autenticação PPPoE. Com serviços de cable modem, como Vírtua e Ajato, pode ser necessário digitar a MAC, seqüência de números e letras que identifica a placa de rede presente no computador.
Se você tem Speedy, aliás, fique atento à limitação imposta pela Telefônica, que permite o compartilhamento da conexão por somente dois computadores. Essa restrição é apenas legal, ou seja, tecnologicamente não há nenhum obstáculo.
A Telefônica e suas competidoras TVA e Net estudam vender seus próprios kits Wi-Fi, mas não revelam quando. A Brasil Telecom, que não opera banda larga em São Paulo, já oferece kits.

Investimento
Com o gateway instalado, é hora de pensar nos micros que acessarão a rede Wi-Fi. Nos PCs de mesa, é preciso instalar uma placa. Há duas opções: as placas externas, que se ligam à porta USB, e as placas PCI, que são mais baratas, mas cuja instalação requer a abertura do computador.
A instalação externa é trivial: basta plugar o acessório no conector USB e instalar os softwares fornecidos. A instalação interna também é fácil. Com o computador desligado, inclusive da tomada, deve-se abri-lo e encaixar a placa num slot PCI -é um conector branco e retangular.
Os notebooks mais modernos já têm placa Wi-Fi embutida, mas é possível acrescentá-la a praticamente qualquer modelo, seja via USB ou por conector PCMCIA.
Com o gateway, o compartilhamento da banda larga é independente, ou seja, cada PC pode acessar a conexão sem que os demais precisem estar ligados. No caso do Speedy, a autenticação via Windows se torna desnecessária -como o gateway entra sozinho na rede do provedor, a conexão fica disponível assim que os micros são ligados. (BG)


Texto Anterior: Antene-se: Rede caseira compartilha ligação à internet
Próximo Texto: Saiba acessar arquivos e impressora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.