São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTENE-SE

Teclado e mouse wireless ajudam a reduzir o emaranhado de cabos atrás do micro; toca-MP3 e câmeras acessam rede

Periférico sem fios reduz bagunça no PC

DA REPORTAGEM LOCAL

A parte traseira de um computador comum é uma verdadeira selva de cabos, mas é possível eliminar parte da bagunça com periféricos sem fio, como teclado e mouse. Sua instalação é simples, pois os aparelhos já vêm com receptor próprio, que geralmente é conectado ao micro por meio de uma porta USB.
Atualmente, a grande maioria dos periféricos sem fio utiliza transmissão via ondas de rádio (radiofreqüência, ou simplesmente RF), ou seja, eles não precisam estar diretamente em frente ao micro e geralmente o sinal consegue atravessar uma parede. Modelos mais caros adotam o sistema de transmissão Bluetooth, que tecnologicamente é similar.
Nos dois casos, a velocidade de transmissão de dados e o alcance são menores do que com o Wi-Fi.
Existem periféricos que adotam o sistema Wi-Fi, mas eles são raros. Um dos mais interessantes é o tocador portátil Aireo 2 (www.soniqcast.com).
Para encher com músicas os 20 Gbytes de capacidade do aparelho, basta que ele esteja próximo do computador: o Aireo dispensa o tradicional cabo USB.
Além disso, Nikon e Kodak já desenvolveram câmeras fotográficas digitais dotadas de antenas Wi-Fi -elas foram criadas para atender a fotógrafos profissionais (que poderiam, por exemplo, mandar uma foto para a internet direto de um campo de futebol, por exemplo), mas o recurso é útil também no uso doméstico.
O padrão de comunicação entre periféricos que deverá dominar o mercado é o Wireless USB (www.usb.org/wusb), que promete bastante capacidade -até 300 Mbps, seis vezes a velocidade das redes Wi-Fi comuns-, mas ele só deverá chegar aos micros em 2006. (BG)




Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Recupere CDs com problemas de leitura
Próximo Texto: Gerenciador de mídia reproduz músicas e vídeos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.