São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Skype e Google embarcam no acesso sem fio

DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas Skype (www.skype.com) e Google (www.google.com) mostram disposição para entrar no terreno da conexão sem fio. Já disponível no Brasil, o Skype Zones é voltado aos usuários que se conectam sem fio à internet para realizar conversas de voz. Para usá-lo, é preciso baixar o programa, estar conectado em um hotspot da Vex (www.vexbr.com.br, parceira brasileira do serviço) e arcar com uma mensalidade de US$ 7,95. Segundo a empresa, não há limite de minutos e é possível ligar para PCs, telefones fixos e celulares.
Também é necessário pagar pela conexão sem fio da Vex. Como a empresa não contempla o usuário final, é preciso assinar o serviço por meio de um provedor parceiro. Os preços variam conforme o plano e há opções pré-pagas.
Testado pela Folha, o serviço de ligação para outro PC apresentou qualidade de ligação inferior à realizada por acesso com fio. A voz do interlocutor sofreu interrupções e, em certos momentos, houve pequenos atrasos na comunicação -nada, porém, que inviabilizasse a conversa.

Google
Algumas referências publicadas em páginas do site buscador dão conta de que, em breve, a empresa lançará seu próprio serviço Wi-Fi. Sob o título de "Sua conexão wireless está quase pronta para ser usada", o endereço wifi.google. com/download.html oferece o download de um programa chamado Google Secure Access (675 Kbytes), que, supostamente, melhoraria a segurança das conexões sem fio. Uma lista de respostas a perguntas freqüentes sobre o mesmo programa pode ser consultada em wifi.google. com/faq.html. Procurada pela imprensa internacional, a companhia não comentou as informações. Em abril, o Google lançou um hotspot em San Francisco, nos EUA -área em que, segundo dados do site, o serviço estará disponível inicialmente. (MB)


Texto Anterior: Gerenciador de mídia reproduz músicas e vídeos
Próximo Texto: Wi-Fi municipal democratiza rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.