São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filadélfia está entre as pioneiras

DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de Filadélfia, na Pensilvânia, foi uma das primeiras metrópoles americanas a implantar uma rede municipal Wi-Fi (www.phila.gov/wireless). Nela, é preciso pagar para conectar-se em estabelecimentos comerciais, mas pode-se ter acesso gratuito à internet em áreas públicas, como em um parque. Usuários residenciais têm cobrança diferenciada. O custo de cobertura de seus quase 350 km2 é estimado entre US$ 7 milhões e US$ 10 milhões.
Outra grande cidade a realizar a implantação Wi-Fi será San Francisco, na Califórnia. O prefeito, Gavin Newsom, anunciou que, daqui a um ano, pretende oferecer uma rede sem fio gratuita ou subsidiada a todos os cidadãos.
A cobertura deve abranger os 127 km2 da cidade, que, apesar de ser menor que a Filadélfia, poderá apresentar custos superiores, uma vez que sua topografia montanhosa é tida como um desafio.
Ambas as cidades esperam atrair visitantes e viajantes a negócios, melhorar os serviços públicos e investir na comunidade.
A cobertura municipal, porém, também gera uma polêmica: o modelo de negócios a ser adotado. A conexão deve ser gratuita, subsidiada ou cobrada integralmente? Segundo o jornal "Mercury News", a Filadélfia está revendo os valores a serem repassados ao usuário final, depois de enfrentar a oposição de provedores comerciais, como a Comcast e a Verizon. Já em San Francisco, o modelo ainda está em processo de negociação.

Internet rural
Um dos maiores benefícios das redes sem fio com ampla cobertura será permitir que áreas rurais se conectem à internet com maior facilidade. Um exemplo é a cidade argentina de San Miguel del Monte, a 145 km de Buenos Aires, que integra um programa de teste de conexão WiMax -tipo de rede sem fio ainda mais potente que a Wi-Fi. (MB)


Texto Anterior: Wi-Fi municipal democratiza rede
Próximo Texto: Pesquisa prevê custo elevado na cobertura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.