São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Navegador da Microsoft teve problemas mais graves

Firefox apresentou mais falhas que Internet Explorer, diz relatório

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um relatório recentemente publicado pela empresa de segurança Symantec (www.symantec.com.br) mostrou que, em 2005, o navegador gratuito Firefox (www.getfirefox.com), teve quase o dobro de falhas do que o rival Internet Explorer.
Em contrapartida, as brechas de segurança encontradas no programa da Microsoft foram muito mais perigosas para os usuários, segundo destacou o documento Security Threat Report.
O período analisado foi o de janeiro até junho deste ano, quando o Firefox apresentou 25 falhas e o IE apresentou 13. Há cerca de duas semanas, o número de problemas no Firefox aumentou, com a descoberta de mais uma falha de segurança que afetava toda a família de navegadores Mozilla e Netscape. Ela permitia que códigos maliciosos fossem executados sem o conhecimento do usuário. Uma versão com correções (Firefox 1.0.7) já está disponível.
Outra conclusão do Security Threat Report foi a média diária de 10.352 máquinas escravizadas por redes de micros zumbis.
Os computadores infectados por esse tipo de programa podem executar ataques a terceiros e enviar spam sem que o usuário perceba. Em relação ao semestre anterior, o número de máquinas com esse tipo de problema aumentou 140%.

100% grátis
O navegador Opera (www.opera.com) agora dispõe de uma versão totalmente gratuita. Até recentemente, ele podia ser baixado livremente, mas exibia comerciais. Para se livrar das propagandas, era preciso pagar US$ 30.
Aproveitando as instabilidades de segurança do Internet Explorer e, posteriormente, do Firefox, o Opera aumentou sua popularidade. Segundo seu site oficial, o soft já foi baixado mais de 1,6 milhão de vezes. Entre suas qualidades, destacam-se navegação com a ajuda de abas, gerenciador de senhas e janelas especiais para organizar a lista de páginas favoritas. (JB)


Texto Anterior: Google sofre processo por direito autoral
Próximo Texto: Panorâmica - Monitor: Samsung lança modelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.