São Paulo, quarta, 29 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação de programa é bem rápida

da Reportagem Local

Para abrir o "IRPF98" em seu computador, é preciso acionar o Windows Explorer (atalho que leva o usuário ao disco rígido do computador) e clicar na pasta onde o programa foi gravado.
A instalação do programa é rapidíssima, leva menos de um minuto em um computador Pentium de 166 MHz com 32 Mbytes RAM.
Concluído trabalho de instalação, abre-se automaticamente a janela Programas SRF. Para começar a fazer sua declaração, clique no ícone IRPF98.
Surge um quadro de recomendação sobre o tipo de resolução do monitor. Clique em Ok.
Para quem já declarou pelo micro no ano passado, existe a possibilidade de recuperar os dados, caso eles estejam gravados no disco rígido ou em outra unidade.
Se esse não for o caso do contribuinte, vai ser necessário incluir todas as informações novamente no programa com os dados de 97.
O primeiro passo é colocar o número do CPF e o nome. É possível escolher entre a Declaração Simplificada ou a Completa.
Optando pela completa, o programa avisa se a simplificada é mais favorável ou não.
Depois de preencher os dados de identificação, basta seguir a ordem e pôr todos os dados.
O programa é de fácil manuseio e não há como errar. Isso porque ao clicar no quinto botão (da esq. para a dir.), dá para verificar as pendências. Qualquer tipo de erro será notificado.
O botão com desenho de calculadora aciona a maquininha virtual para fazer suas contas.
Se, durante o preenchimento, quiser saber qual é o imposto devido ou quanto tem a receber, basta clicar no nono botão da barra.
Para enviar a declaração pela Internet, é preciso ter o "Rec.Net" instalado no micro. Ele também está no site da Receita. (MZ)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.