São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funções multimídia se espalham por vários softs

DA REPORTAGEM LOCAL

No quesito multimídia, o Linux em geral não é tão versátil quanto o Windows e o Mac OS X, mas isso não significa que o PC popular esteja desprovido de softwares para gravar e ouvir som e vídeo. A diferença é que, enquanto o Windows Media Player centraliza todos os principais recursos, no Insigne Linux as funções estão espalhadas por vários softwares.
Para ouvir músicas gravadas no formato MP3, a melhor opção seria o XMMS, que está no menu Som e Vídeo (ele é identificado, discretamente, como Reprodutor de Áudio). O programa é ágil e gasta pouca memória, mas veio sem decodificador de MP3.
Para tocar músicas nesse formato, o micro popular usa o Xine, que é um reprodutor de vídeo mais lento e menos prático. Isso é um problema.
Por outro lado, o computador traz o Audacity, um programa de gravação e edição de som que já vem com vários efeitos para eliminar ruídos (serve para digitalizar LPs ou fitas, por exemplo).

Vídeo
O Xine é um ótimo programa para ver vídeos no Linux, mas há um porém. Como padrão, o sistema tenta usar outro software, o Kabood, para abrir vídeos no formato DivX (AVI), o mais popular na internet. O problema é que o Kabood não consegue desempenhar a tarefa.
Para corrigir o problema, clique com o botão direito do mouse num vídeo AVI e selecione Editar tipo de arquivo. Escolha o Xine, que deverá ser o terceiro da lista, e aperte duas vezes o botão Mover para cima.
O Xine não conseguiu tocar um arquivo no formato Windows Media Video (WMV). Se isso for um problema para você, tente instalar o Mplayer (www.mplayerhq.hu/homepage/design7/news.html), que promete maior compatibilidade.
Para ver vídeos em streaming -transmissão direta de sites, sem download prévio-, a melhor opção é o RealPlayer 9. Infelizmente, ele travou constantemente durante os testes realizados. Se você enfrentar esse problema, uma possível solução é atualizar o programa para a versão disponível em player.helixcommunity.org.
O PC popular não possui gravador de CDs, mas já traz um soft de gravação instalado. Isso pode parecer supérfluo, mas é importante: evita que, ao adquirir um gravador, o usuário tenha de obter, por conta própria, um programa compatível com Linux. (BG)


Texto Anterior: Conheça opções para instalação de programas
Próximo Texto: Saiba mais: Sites, livros e cursos oferecem dicas e tutoriais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.