São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina vem com games 2D

DA REPORTAGEM LOCAL

Jogos não são o forte do PC popular. A placa de vídeo é muito fraca para rodar games 3D sofisticados, e os games mais conhecidos geralmente só possuem versões para Windows. Tecnicamente, é possível rodar jogos do Windows no Linux, mas isso não é simples e requer um hardware muito mais potente que o do PC popular.
A máquina já vem com o Wine, que é um emulador para rodar programas do Windows, mas ele é lento e difícil de configurar. Para rodar jogos, o emulador mais indicado é o Cedega (www.transgaming.com), que é vendido por assinatura -o pacote básico, de três meses, custa US$ 15.
Quem gosta de games 2D, por outro lado, já tem com o que se distrair: a máquina vem com 29 deles, incluindo passatempos de cartas, como pôquer e paciência, e um clone do clássico Tetris.

Na internet
O simulador de vôo X-Plane (www.x-plane.com) está entre os games mais sofisticados da plataforma Linux, com comandos realistas e gráficos de qualidade, que lembram o clássico Flight Simulator, da Microsoft.
O jogo pode ser testado gratuitamente, mas seu download é gigantesco (340 Mbytes), e a versão demo pára de funcionar após alguns minutos de vôo.
O site www.happypenguin.org mostra uma extensa lista de games 2D e 3D para Linux (um dos mais atraentes é Super Mario Clone FX, um plágio da série criada pela Nintendo). Confira também o icculus.org/lgfaq/gamelist.php. (BG)


Texto Anterior: Ferramenta gráfica se destaca
Próximo Texto: PC popular: Aproveite melhor a conexão à internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.