São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOCÊ SABIA?

Sites não são obrigados a ter o prefixo "www"

DA REDAÇÃO

Apesar de ser usado em grande parte dos endereços de sites, o prefixo "www" não é obrigatório -não há nenhuma especificação técnica que o exija.
Sua ampla adoção é consequência de um hábito antigo de preceder o endereço de servidores de internet com a indicação do serviço por eles oferecido, como "ftp" (protocolo de transferência de arquivos) e "news" (grupo de discussões).
Grande parte dos servidores da WWW (World Wide Web) são configurados para que o endereço funcione com ou sem o www (www.folha.com.br e folha.com.br, por exemplo).
No entanto é possível que o site requeira uma dessas formas, ou que cada uma delas seja direcionada a uma página diferente do servidor.
O próprio endereço do primeiro servidor da rede, criada em 1989 por Tim Berners-Lee, não tinha www -era simplesmente nxoc01.cern.ch.
Os navegadores atuais facilitam a vida de quem digita um endereço diretamente.
Se você escrever "google" na barra de endereços, o browser tentará automaticamente acrescentar "http://www." no início e ".com" no final, formando o endereço completo do mecanismo de busca: http://www.google.com.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Compartilhe apresentações on-line no site SlideShare
Próximo Texto: Consumo: Roupinha de laptop
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.