São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Próximo Texto | Índice

De olho no futuro

Com música e futebol, feira de games na Alemanha mostra candidatos ao sucesso nos próximos meses

Hannibal Hanschke/Reuters
Modelo pintada posa para fotografia em um dos estandes da Games Convention, que terminou domingo último em Leipzig, na Alemanha


THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A LEIPZIG

Normalmente, quando o assunto é game, Estados Unidos e Japão são os protagonistas, mas foi na cidade alemã de Leipzig que mais de 500 expositores, inclusive gigantes da indústria, submeteram suas próximas novidades ao crivo do mais exigente crítico: o público.
A Games Convention, que terminou no domingo passado e recebeu cerca de 185 mil visitantes, mostrou a importância do Velho Continente para a indústria da diversão eletrônica. A Alemanha é o segundo maior mercado de games para PC do planeta, atrás apenas dos EUA.
Mas foi a nova geração de consoles, embalada por duas paixões tipicamente brasileiras -futebol e música- que ocupou a atenção dos visitantes: títulos como Pro Evolution Soccer 2008 (nome europeu de Winning Eleven), Fifa 08, Guitar Hero III e Rock Band, todos com lançamento programado para 2007, agitaram os pavilhões de exposição do colossal Leipziger Messe.

Um novo público
A concorrência é pelo domínio de um setor que, somente na América do Norte, neste ano, segundo dados do NPD Group, deve chegar aos US$ 18 bilhões, entre vendas de games e consoles -a performance em julho foi 37% melhor em relação mesmo período em 2006.
O discurso de algumas das principais produtoras de jogos do mercado, como Electronic Arts e Ubisoft, gira em torno da expansão da audiência, ou seja, das novas pessoas que estão aderindo aos videogames.
A grande responsável por essa transformação é uma velha conhecida: a Nintendo. Com o Wii e o portátil Nintendo DS, a tradicional companhia japonesa está atraindo gente que não tinha o hábito de jogar ou que até mesmo nunca experimentou um game. Para tanto, ela investe nos jogos chamados de "casuais", ou seja, de mecânica simples e controles fáceis.

Sofisticação
Enquanto isso, PlayStation 3 e Xbox 360 travam um duelo à parte pelo mercado da alta definição, dominado pelos proprietários de TVs de plasma e LCD.
Por isso, na Games Convention também não faltaram os tradicionais games de tiro. Filas e mais filas se formaram nos estandes para ver desde trailers de estreantes, como Mafia 2, até a demonstração em primeira mão de Far Cry 2.
A ausência mais lamentada foi a de Grand Theft Auto IV, recentemente adiado para 2008. Aos fãs, restaram a exibição de vídeos e a visão de cobiçados artigos de merchandising expostos no estande da Rock star Games. "Cruelmente", não estavam à venda.

Próximo Texto: Wii segue firme rumo à liderança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.