São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimídia

TV pela internet inclui bate-papo

INTERAÇÃO CBS - transmite programas pela rede com possibilidade de comunicação entre os internautas

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BERKELEY

O canal norte-americano CBS inaugurou em seu site (www.cbs.com) salas nas quais internautas podem assistir a séries e ainda interagir com os programas. Lançadas na semana passada, as salas sociais para conteúdo televisivo são mais um experimento da grande mídia para levar à rede o ato de ver televisão como um acontecimento social.
São como as salas de bate-papo tradicionais, em que as pessoas podem conversar por mensagens de texto, mas têm o recurso adicional de exibir -com boa qualidade de imagem- diversos programas do canal, como o "Survivor", "Big Brother" e o seriado "CSI".
Além dar pitacos sobre o programa no chat, o usuário pode jogar "tomates" e "dardos" na tela caso algo não agrade, ou enviar "beijos" e "corações" em caso de paixão por algum personagem. Todos os que estão assistindo na sala vêem essas demonstrações quando elas ocorrem.
Mas a interatividade também tem fronteiras. Quem quiser pode assistir aos programas sem a companhia virtual de outros "internetespectadores". E apenas usuários nos Estados Undos têm acesso às salas.

Como funciona
Os programas são exibidos de forma ininterrupta. Entre um e dois minutos após o encerramento de um episódio, o mesmo episódio recomeça. Se um usuário chega atrasado para exibição, é obrigado a esperar o episódio recomeçar para poder ver as cenas que perdeu. E internautas atrasados devem aparecer, pois o site não indica horários de exibição.
As salas da CBS apontam uma tendência sobre como os grandes canais americanos irão exibir seu conteúdo na rede. Em agosto deste ano, a NBC, concorrente da CBS, foi criticada por blogueiros pela falta de interatividade entre espectadores de suas transmissões on-line dos Jogos Olímpicos.

Esportes
As críticas à NBC tinham um propósito. No underground da rede, transmissões esportivas em salas virtuais em que pessoas podem conversar enquanto assistem ao streaming não são uma novidade.
Sites como Justin TV (www.justin.tv) possuem chats enquanto transmissões caseiras de filmes, programas de TV e eventos esportivos acontecem. Jogos de futebol envolvendo clubes brasileiros estão entre os mais populares do site. Em dia de rodada, torcedores trocam provocações e xingamentos enquanto acompanham as partidas on-line. Até 3.000 pessoas chegam a assistir à mesma transmissão.
Em muitos jogos, a intensidade dos usuários ao torcer pelos seus clubes chega bem próxima à histeria provocada pelo futebol quando é acompanhado de maneira coletiva. Torcedores "gritando" gol, vibrando a cada lance e se provocando são comuns nas salas do site.
No Justin TV, futebol às 10 da noite às quartas não é mais uma atividade solitária. Por sorte, o site não permite que os torcedores joguem dardos uns nos outros.


Texto Anterior: Eventos on-line
Próximo Texto: Pelo menos no início, internauta prefere ver TV sem conversar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.