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Reportagem de capa
Gráfico no jornal dissemina informação
FIGURAS - "New York Times" recorre a imagens para analisar discursos de políticos e quadro histórico de medalhas olímpicas
DA REPORTAGEM LOCAL
Barack Obama quer mudar
os Estados Unidos. John
McCain invoca Deus em meio a
suas propostas. Pelo menos é o
que mostram as análises visuais dos discursos dos candidatos à presidência dos Estados
Unidos.
Enquanto o democrata se
apóia em palavras como energia, seguro de saúde, emprego,
economia e [George W.] Bush,
o discurso do republicano trata
de impostos, reformas, negócios e guerra.
Com base nas transcrições
dos discursos dos candidatos, o
"New York Times" fez um infográfico para mostrar os destaques e as diferenças de cada
um. A peça pode ser vista em
www.nytimes.com/interactive/2008/09/04/us/politics/20080905_WORDS_GRAPHIC.html.
O jornal norte-americano
sempre se destacou no aspecto
gráfico e, agora, com a ajuda da
internet, alcança leitores interessados em buscar informações de outra maneira -de preferência, a que transforme uma
grande quantidade de texto em
algo que pode ser entendido
com apenas uma olhada.
Durante a Olimpíada de Pequim o "New York Times" fez
um mapa-múndi em que o tamanho dos países era proporcional ao número de medalhas
conquistadas. O Brasil, por
exemplo, com maior extensão
territorial e apenas 15 medalhas, ficou bem menor do que a
Alemanha, que conseguiu 41.
Organizar visualmente informações que despertam o interesse de grande parte dos leitores é o desafio diário do jornal,
segundo Matthew Ericson, um
dos responsáveis pelo departamento gráfico.
"A cada dia, o "New York Times" usa informações gráficas
no papel e na internet para
mostrar dados, contar histórias
e fazer a informação mais entendível para milhões de leitores. O desafio é único. Muitos
leitores não estão acostumados
a pensar visualmente. E os
deadlines podem ser curtíssimos", disse.
Outro exemplo de uso de gráficos foi feito pelo "Los Angeles
Times", que comparou um discurso do presidente Bush antes
do 11 de setembro e outro de
2006. Veja em www.latimes.com/news/nationworld/nation/la-020106union-clouds_lat,0,3278328.htmlstory.
Alcance
O uso de informações visuais
no jornalismo ainda é pequeno,
se comparado a fotos e vídeos,
mas ajudam a focar em certos
temas, segundo Al Tompkins,
pesquisador do Poynter Institute (www.poynter.org), "escola para jornalistas que também praticam jornalismo".
"Você pode pegar dois discursos e comparar as palavras
que aparecem com mais freqüência em um e outro. Pegue
o relatório anual de um prefeito, por exemplo, e veja sobre o
que ele fala mais. É sobre economia, segurança, impostos,
educação? Como esse foco muda ao longo do tempo?", indagou em entrevista à Folha.
Em seu blog (www.rnctagcloud.blogspot.com), Tompkins disponibiliza um vídeo em
que explica como se faz uma
nuvem de tags.
Ele usa o Tag Crowd
(www.tagcrowd.com), que
permite visualizar a freqüência
com que as palavras aparecem
em um texto. Basta colocar o
texto, escolher a língua em que
ele está escrito, se quer mostrar quantas vezes as palavras
se repetem e clicar em Visualize!.
(DANIELA ARRAIS)
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