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diversão
Corte cabeças e braços em Dead Space
MONSTROS ASSASSINOS - Estréia da EA no gênero de horror, game é repleto de sustos, momentos de tensão e violência
THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Dead Space explora o gênero
que se convencionou chamar
de "survival horror" (horror de
sobrevivência, em tradução livre), cujo mote é abordar o sentimento de prazer que existe no
medo. Graças à violência desenfreada e à envolvente trama
de terror ambientada no espaço sideral, o jogo recém-lançado no Brasil se alinha a grandes
nomes do estilo, como Alone in
the Dark e Resident Evil.
O jogador assume o papel de
Isaac Clarke, um engenheiro
em missão de rotina para consertar o sistema de comunicação de uma estação de mineração no espaço. De repente, o
protagonista se vê envolvido
em uma invasão de mutações
alienígenas e criaturas horrendas. A tripulação foi dizimada, e
Clarke precisa lutar pela própria sobrevivência em ambientes escuros.
Aos pedaços
Os combates de Dead Space
têm um toque especial: a idéia
é, sempre que possível, desmembrar os inimigos, que são
difíceis de enfrentar, com seus
ataques rápidos e letais. Não se
trata só de um recurso visual:
ao arrancar um braço de um
monstro, por exemplo, o jogador diminui o poder da ameaça,
que, de quebra, perde sangue e
morre com mais facilidade.
Um golpe certeiro com a primeira arma do game, uma espécie de picareta equipada com
laser, pode colocar o inimigo
fora de ação. Cada arma possui
dois tipos de disparo e, ao arsenal, junta-se ainda o lança-chamas -uma das mais divertidas
de ver em ação.
A câmera adota a perspectiva
em terceira pessoa, posicionando-se do lado esquerdo, um
pouco acima das costas do protagonista. No início, é um pouco estranho, mas é um ângulo
que aumenta a sensação de estar sendo observado.
A tela não exibe aquela habitual infinidade de marcadores,
integrando-os ao contexto de
Dead Space. Para citar um
exemplo, o medidor de vida do
protagonista pode ser visualizado em um cilindro nas costas
de Clarke. Livre da poluição visual, sobra espaço para os sustos e o horror, imergindo o jogador por completo no clima.
Ambiente
A estação espacial é extremamente ampla, com muitos locais para explorar, sem contar
que freqüentemente é preciso
revisitar muitos deles. Caso o
jogador se perca, pode usar um
comando que traça a rota que
precisa ser percorrida naquele
momento, de forma a atingir o
objetivo. Com isso, não há labirinto que resista.
Para completar o pacote
aterrorizante, Dead Space conta com gráficos e trilha sonora
tecnicamente perfeitos. As músicas e efeitos sonoros atuam
com grande ênfase no fator psicológico, deixando o jogador
em estado quase constante de
alerta. Há pouco tempo para
respirar e, mesmo com a pausa
ativada, o protagonista pode
ser alvo de um ataque.
Dead Space é indicado para
maiores de 18 anos, disponível
em versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. No Brasil, a
Electronic Arts comercializa o
jogo, mas não divulgou o preço.
Nos EUA, o preço é de US$ 59
para consoles e US$ 49 para PC.
CRONOMETRAGEM OFICIAL
Em www.formula1.com, você acompanha o desempenho dos pilotos ao vivo e pode até dispensar a narração da TV enquanto assiste ao GP do Brasil; o cadastramento exigido é gratuito
VIOLÊNCIA PREOCUPA
Em entrevista ao Channel 4,
Shigeru Miyamoto, o célebre
designer de games que criou o
personagem Mario, disse estar
preocupado com o uso excessivo de violência nos games. Disse que não está querendo controlar a liberdade de expressão,
mas falou que há outros meios
de chamar a atenção das pessoas. "Espero que os pais fiquem atentos às classificações
etárias", concluiu.
SÓ MAIS TARDE
Na semana passada, a Capcom confirmou o lançamento
de Street Fighter IV para o inverno norte-americano, que vai
até março de 2009. No entanto,
a data vale somente para as versões de PlayStation 3 e Xbox
360; no PC, o novo capítulo será lançado em data posterior,
ainda não divulgada.
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