São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Caminhos do USB

O popular padrão de conexão chega à versão 3.0 e promete mais rapidez

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para conectar ao computador tocadores portáteis, câmeras digitais, impressoras, mouses e teclados, é quase inevitável topar com estas três letrinhas: USB (barramento serial universal, em inglês).
O popular padrão de conexão, que substitui as antigas portas paralela e serial, abarca periféricos que vão desde os pitorescos minilançadores de mísseis, passando por outros cacarecos, como aquários, até os úteis hubs, aparelhos que permitem aumentar o número de portas disponíveis no computador.
Existem hoje no mundo mais de 2 bilhões de dispositivos USB, segundo o USB Implementers Forum (www.usb.org), presidido pela Intel.
O consórcio desenvolveu a especificação e tem entre seus membros empresas como Hewlett-Packard, Microsoft, Apple, NEC e NXP.
A versão atual é a 2.0, lançada em 2000. E o futuro do USB promete alta velocidade.
Até o final de 2009 devem estar à venda os primeiros dispositivos USB 3.0, cuja taxa de transferência deve atingir 4,8 Gbps -equivalente a dez vezes à do padrão atual (480 Mbps).



Texto Anterior: Entrevista: Integração de plataformas exige nova geração de softs
Próximo Texto: História do padrão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.