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EMPREENDEDOR
Consultores dão dicas para médias e pequenas se modernizarem
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Uma fatia interessante de mercado na nova economia é a que se
preocupa em atender as pequenas
e médias empresas.
Montar uma infra-estrutura
tecnológica ainda custa muito caro no país -de duas a três vezes
mais do que nos Estados Unidos,
por exemplo. Por isso, companhias menores precisam fazer um
rateio de seus custos.
Há mercado, portanto, para
quem oferecer infra-estrutura de
equipamento, software e telecomunicações, diz o sócio-diretor
da empresa de consultoria Deloitte Consulting, Marcos Peano.
Mas, antes de montar esse serviço, é fundamental saber quem é o
público-alvo. "Muitas vezes, são
as grandes empresas que oferecem isso, mas sem definir direito
qual é nicho de mercado que irão
atender", afirma Peano.
Plano de Negócios
Qualquer que seja o serviço ou
produto que se queira oferecer, é
preciso ter um bom plano de negócios, que inclua todos os detalhes da empresa a ser montada.
Para Marcos Paiva, diretor da
empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers, esse documento deve incluir o investimento necessário e uma estimativa do retorno sobre o investimento.
De acordo com consultores, o
retorno sobre o investimento deve ser de, no mínimo, 6% ao ano
sobre o capital investido.
O vice-presidente da IDC, Philippe de Marcillac, afirma que
qualquer estratégia de Internet
deve ser liderada pelo presidente
da companhia e não só pelo pessoal de tecnologia da informação.
O presidente tem uma visão global, sabe o que quer e detém o conhecimento sobre a situação financeira e o negócio como um todo. Embora possa até não ter profundo conhecimento dos detalhes
tecnológicos, ele compreende o
processo para liderar a integração
de todos os setores da companhia.
Comércio Eletrônico
No caso de optar por comércio
eletrônico, a empresa deve estabelecer uma meta de rendas
-cerca de 6% sobre o capital investido em um ano e meio.
Outra dica de Philippe de Marcillac é buscar a integração com as
chamadas empresas pontocom,
em vez de resistir a elas. Ele também diz que não basta redesenhar
o site: é preciso reformular a companhia como um todo.
(LCF)
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