São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EPIDEMIA
"Verona" contamina micros via e-mail usando arquivos que não precisam ser abertos pelo usuário para liberá-lo
Novo vírus para "Outlook" entra sem bater

DA REPORTAGEM LOCAL

O "Verona" é um dos vírus mais sorrateiros dos últimos tempos. Para que ele infecte o micro, basta o usuário abrir a mensagem de e-mail que o vírus usa para se transportar.
Assim como outras pragas mais conhecidas, como o "ILOVEYOU" e o "MTX", o "Verona" vem anexo a mensagens de correio eletrônico. Mas esse vírus, diferentemente dos outros, é capaz de sair da mensagem sozinho.
Isso acontece porque a mensagem que faz o papel de vetor traz dois arquivos anexos, sendo que um serve de gatilho para o outro.
O primeiro a ser acionado, logo que o usuário clica sobre a mensagem contaminada, chama-se "myjuliet.chm". Ele traz uma sequência de comandos em "HTML" que lhe permitem agir sem ser detectado pelo sistema. Em seguida, ele se instala na pasta de arquivos temporários do "Windows".
De lá, ele aciona o outro arquivo anexo, o "myromeo.exe". E é este último que vai invadir a lista de endereços do "Outlook" e replicar-se para todos os destinatários listados nela.
Como o "Verona" funciona de forma automática, é preciso tomar cuidado na hora de selecionar quais mensagens de e-mail abrir. Então, evite as que vêm com estas linhas de assunto: "Romeo&Juliet" e "sorry...", entre outras (confira no quadro).
Apesar de sofisticado, o "Verona", que também é conhecido como "W32.Blebla.Worm", não danifica o computador. Além disso, fabricantes de antivírus já têm uma vacina contra ele. Confira em www.nai.com, www.symantec.com e www.cai.com.

"Branca de neve pornô"
No Brasil, o vírus da vez é o "Branca de Neve Pornô", que há um mês invade micros. Ele vem com a expressão "Hahaha" escrita no campo do remetente e traz um arquivo chamado "Dunga", que, se aberto, espalha o vírus pelos destinatários da lista de endereços do "Outlook".
(ALEXANDRE VERSIGNASSI)


Texto Anterior: Internet permite que curiosos observem sem ser observados
Próximo Texto: Soft gratuito protege "ICQ" de vírus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.