São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

games

Nos primeiro dias, falta PS3, e Wii sofre com falhas técnicas

DIVERSÃO Sony tem dificuldades para atender a demanda do mercado norte-americano; Nintendo diz que vai reparar danos

Divulgação
Cena do game Excite Truck, que oferece experiência radical para os usuários do Wii, da Nintendo


THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o feriado do Dia de Ação de Graças, comemorado na semana passada, nos Estados Unidos, e a proximidade do Natal, o principal desafio da Sony e da Nintendo é suprir a demanda por seus videogames de nova geração, recém-chegados às lojas norte-americanas. Por enquanto, a Sony enfrenta mais problemas com seu PlayStation 3 do que a Nintendo com o Wii.
A empresa teria enviado às lojas nos EUA menos da metade da quantidade de PS3 prometida para o lançamento, que era de 400 mil unidades, segundo a empresa de pesquisas American Technology Research. Enquanto isso, no Japão, pela segunda semana consecutiva, o DS, portátil da Nintendo, venceu o PlayStation 3 em vendas.
A Sony, contudo, mantém a meta de vender 1 milhão de PS3 até o final deste ano, e comemora o "efeito dominó" do lançamento do console, que fez aumentarem as vendas de seu antecessor e do portátil PSP.
O Wii enfrentou problemas técnicos no sensor de movimentos do controle e na atualização de software via rede on-line. A Nintendo comprometeu-se a reparar todos os danos e, se for o caso, enviar novos aparelhos aos consumidores prejudicados. A empresa pretende entregar, semanalmente, entre 150 mil e 200 mil unidades do Wii. No Brasil, o Wii vai custar R$ 2.399 -nos EUA, sai por US$ 249. A Nintendo espera chegar a 2 milhões de aparelhos vendidos até janeiro.

Os jogos
A primeira leva de jogos dos consoles tem alternado bons e maus resultados diante da crítica especializada. O RPG de ação Zelda está sendo aclamado, ficando muito próximo das notas máximas. Red Steel, jogo de tiro bastante aguardado, decepcionou os norte-americanos, mas foi bem avaliado pela revista japonesa "Famitsu".
Trauma Center: Second Opinion também se destacou: trata-se de um simulador de cirurgias que transforma o jogador em médico e o Wii Remote em bisturi, em fórceps e em outros instrumentos. Enquanto isso, Excite Truck oferece uma experiência ainda mais radical de corridas entre caminhonetes.
Nos EUA, os jogos mais vendidos para PlayStation 3 foram Resistance: Fall of Man, um game de tiro cuja trama conta a invasão de alienígenas à Terra, e Madden NFL 07, a mais recente versão da série de futebol americano, esporte adorado na terra do Tio Sam, como se sabe.
As demos disponíveis para download na PlayStation Network, como MotorStorm, jogo de corridas radicais, e Formula One 06 também têm feito sucesso. São jogos que já exploram melhor o potencial gráfico do PlayStation 3.


Texto Anterior: Canal aberto
Próximo Texto: Jogos simples: Gênero ganha nova estrela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.