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PARA ONDE VAI TUDO ISSO?
Devido a vendas declinantes, loja de departamentos rejeita produto em favor do gravador de DVD
Na Inglaterra, videocassete já é passado
DA REDAÇÃO
A loja de eletrônicos britânica
Dixons vai parar de vender videocassetes a partir de 2005. O motivo: a venda do aparelho despencou nos últimos anos. Em uma
nota, o grupo disse que a história
entre o público e o equipamento
"chegou ao fim".
No comunicado, a loja definiu o
videocassete como a invenção
que mais mudou a história do entretenimento doméstico depois
da televisão. Suas vendas, no entanto, apresentam contínua queda desde meados dos anos 1990,
enquanto a comercialização dos
aparelhos de DVD aumentou sete
vezes nos últimos cinco anos.
Para cada 40 aparelhos de DVD
comprados na Dixons, apenas
um cliente opta pelo videocassete.
"Com inovações como os DVDs e
computadores que gravam filmes, decidimos dar um fim à geração do rebobinar e ejetar", disse
John Mewett, diretor de marketing da Dixons.
Da pirataria à onipresença
Por mais de 25 anos, o VHS (Video Home System) dominou as
vendas desse mercado, após vencer, nos anos 1980, uma batalha
com o sistema Betamax, da Sony.
A qualidade de imagem proporcionada pelo Betamax era considerada superior, mas o VHS apresentava uma vantagem operacional: suas fitas comportavam mais
tempo de gravação.
Após o surgimento dos videocassetes, os principais estúdios de
Hollywood processaram a Sony,
alegando que o videocassete era
uma ferramenta de pirataria (pois
permitiria fazer cópias de filmes
exibidos pelas emissoras de TV).
O caso, que chegou à Suprema
Corte norte-americana, resultou
em vitória da Sony.
Evolução
Na década de 90, o equipamento tornou-se comum e sua tecnologia teve diversas melhorias.
Os aparelhos de DVD entraram
no mercado em meados de 90, e
as vendas vêm aumentando desde
então -o site News.com diz que
a proporção de 40 para 1 não
acontece só na Dixons, mas em
todo o mundo.
O mercado de DVDs movimenta cerca de US$ 15 bilhões por ano,
e os fabricantes de eletrônicos esperam que, até 2008, cerca de 450
milhões de famílias tenham um
aparelho do tipo em casa.
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