São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema traz embutida defesa contra sabotagens

DA ASSOCIATED PRESS

As tentativas de transferência de arquivos adulterados para sabotar o BitTorrent falham porque o programa segue uma cópia do arquivo original quando está reunindo os seus pedaços.
"É muito difícil entrar no meio desse sistema", disse Ishikawa, cuja empresa vasculha redes de troca de arquivos em nome dos estúdios de Hollywood e alerta seus clientes quando seus filmes aparecem na internet.
Alguns do sites parceiros do BitTorrent, como o SuprNova.org, recém-extinto, geram uma lista diária de novos arquivos-semente adicionados por usuários.
Alguns sites oferecem transmissões digitalizadas de programas de TV, jogos de computador, e-books (livros em formato eletrônico) e até vídeos de vítimas de seqüestro no Oriente Médio.
"Há um punhado de filmes mostrando decapitações", disse Ishikawa.
O Downhill Battle, um grupo musical independente de Worcester, Massachusetts, que desenvolveu seu próprio software baseado no BitTorrent, chamado Blog Torrent, diz que a tecnologia é muito mais do que uma ferramenta para permuta de filmes e softwares.
"O que nos entusiasma no BitTorrent é a possibilidade de as pessoas divulgarem vídeos caseiros e filmes independentes através de blogues, criando uma forma de distribuí-los on-line, sem necessidade de um grande orçamento para hospedagem na rede", disse Nicholas Reville, um dos diretores do grupo.
Embora alguns dos sites do BitTorrent que hospedam arquivos-semente tenham sido forçados a cessar suas atividades, muitos outros escapam ao escrutínio porque estão hospedando somente arquivos marcadores -material que não detém direitos autorais.
Malcolm, da MPAA (Associação de Cinema dos Estados Unidos), diz que sua organização não está concentrando sua atenção no BitTorrent. Ele não quis dizer se o grupo comercial pretende processar Cohen e não deu o nome de nenhum usuário do BitTorrent que possa ter sido incluído na última onda de ações judiciais da indústria de entretenimento.
"Qualquer um que use o BitTorrent e tenha a ilusão de estar anônimo está completamente enganado", disse Malcolm. "Não há razão para que as ações não incluam usuários do BitTorrent."
Até agora, disse Cohen, ele não se tornou um alvo para a indústria de entretenimento, que tem agressivamente iniciado ações judiciais contra outros distribuidores de programas de compartilhamento de arquivos. Cohen afirmou ter recebido, apenas, uma advertência judicial (sobre um jogo distribuído via BitTorrent).
"Alguém estava fazendo alguma coisa da qual eu não tinha conhecimento", disse Cohen. "Não é porque algo está sendo feito em algum computador que eu tenho que controlar... o que você quer que eu faça?"


Tradução de Angela Caracik

Texto Anterior: Internet: Programa de troca de arquivos perturba Hollywood
Próximo Texto: Comportamento: Reais ou falsos, famosos estão no Orkut
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.