São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

segurança

Hackers causaram bleclaute, diz CIA

Local e data de ataques não foram divulgados

DA REPORTAGEM LOCAL

Cibercriminosos já apagaram várias cidades -literalmente, causando blecautes- e, depois de invadirem empresas de infra-estrutura, fizeram chantagem. Apesar de a revelação ter sido feita por um analista sênior da CIA, a agência de inteligência norte-americana, esses ataques foram em "múltiplas regiões fora dos EUA".
De acordo com o Sans Institute, um centro de treinamento em segurança digital, a revelação foi feita por Tom Donahue, analista sênior da CIA, em uma conferência há duas semanas, em Nova Orleans, EUA.
"Em pelo menos um caso, um apagão energético afetou algumas cidades [todas fora dos Estados Unidos]. Nós não sabemos quem executou esses ataques, nem o motivo, mas todos envolveram invasões pela internet", disse Donahue.
Donahue falava a uma platéia de membros dos governos dos EUA, do Reino Unido, da Suécia e da Holanda, além de engenheiros e especialistas em segurança de empresas de infra-estrutura.
De acordo com o site do Sans, Donahue disse que a CIA estudou duramente as vantagens e os riscos de tornar públicas tais informações. Não houve qualquer informação de quando e onde os ataques ocorreram.

Advertência
Depois das revelações, um porta-voz da CIA disse à Associated Press que tudo o que poderia ser levado ao público foi dito.
Ele disse que os relatos serviam apenas para advertir sobre os desafios colocados por possíveis ciberataques. (GVB)

SEM VÍDEOS
Um recurso do Skype que permite compartilhar vídeos do Dailymotion.com e do Metacafe.com entre participantes de uma conversa foi interrompido na semana passada por ameaçar a segurança do PC do internauta. De acordo com o blog de segurança do programa, o problema tem potencial para atingir quem usa Windows com as versões 3.5 e 3.6 do Skype.

PRISÃO DE GREGO
"Um dos melhores hackers do mundo", de acordo com um policial grego, foi preso no país. Ele é acusado de vender informações corporativas, e até militares, a cerca de 250 pessoas no mundo por meio da internet. O policial, que não se identificou, disse à Reuters que o cibercriminoso, que usa o apelido Astra, vendeu informações até mesmo para o Brasil.

LINGUARUDO
Mais uma praga poliglota foi identificada para o MSN Messenger. O malware, batizado de WORM-IRCBOT.SN pela Trend Micro (blog.trendmicro.com), pode dar o controle da máquina infectada a um criminoso. Ele usa várias mensagens, normalmente apelando a visitas a sites populares como Facebook e MySpace, e pode identificar o idioma do sistema do usuário e se adaptar a ele.

PERIGO P2P
De acordo com o site www.Slyck.com, dois problemas foram encontrados, neste mês, no popular programa de trocas de arquivos em redes P2P (ponto a ponto) uTorrent. Um deles não cria risco de invasão no computador do usuário, mas o outro, sim. De acordo com o site, os responsáveis pelo software reagiram rápido, com novas versões corrigidas do uTorrent.

VÍRUS PARA PORTÁTIL
Um vírus para o sistema Symbian, muito popular nos celulares, infecta os aparelhos por meio de supostos arquivos de som ou imagem (beauty.jpg, sex.mp3 e love.rm). Uma vez instalado, ele tenta se espalhar por mensagens. Saiba mais em www.f-secure.com.


Texto Anterior: Site reúne os "homens mais bonitos" da rede
Próximo Texto: Windows 7: Mercado comenta sucessor do Vista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.