São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

Leia teste exclusivo do computador, menor que os convencionais e dotado de bons recursos, mesmo com expansão limitada

Ultracompacto, Mac mini atrai pelo design

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Como os demais produtos da Apple (www.apple.com.br), o computador Mac mini chama a atenção pela aparência. Ele é muito pequeno -mede 16,5x5,2x16,5 cm, ou 1.415 cm3. Para ter uma idéia do que isso significa, considere que um desktop tradicional, como o computador Itautec InfoWay Business, é 16 vezes maior (tem 35x15,5x42 cm, ou seja, 22.785 cm3).
O Mac mini não é o primeiro computador ultracompacto, mas é o que tem melhor acabamento. Seu revestimento de plástico branco lhe dá o aspecto, quando visto de cima, de um bloco de marfim, e o drive óptico, do tipo slot loading (sem bandeja, como os toca-CDs automotivos), compõe a estética do painel frontal de alumínio.
Vale lembrar que a fonte de alimentação do Mac mini, que tem mais ou menos o tamanho de um tijolo (6,5x4x16,5 cm), é externa, ou seja, é preciso escondê-la sob a mesa para não estragar o décor.
Apesar da miniaturização, a máquina tem recursos respeitáveis. A Apple oferece duas versões. A básica traz processador G4 de 1,25 GHz e 256 Mbytes de memória RAM. Seus pontos fracos são o disco rígido -com 37,13 Gbytes, ele é pequeno para os padrões atuais- e o drive óptico, que grava CDs, mas não DVDs (só os toca). A versão topo de linha contorna esses problemas, pois possui, além de um chip de 1,42 GHz, gravador de DVDs e disco rígido de 80 Gbytes.
Há poucos conectores. Como o Mac mini tem apenas duas portas USB e só aceita teclado e mouse desse padrão, o usuário é forçado a adquirir um hub (multiplicador de portas) caso queira conectar periféricos básicos, como impressora ou máquina fotográfica.
Além disso, a máquina não tem entrada para microfone analógico, o que dificulta seu uso com programas de telefonia via internet, como o popular Skype (www.skype.com). Por outro lado, o Mac mini já vem com entrada FireWire (para uma filmadora ou disco rígido externo), plugues de rede -Ethernet e modem- e saída para fones de ouvido.

Opcionais essenciais
O computador vem sem monitor, mouse e teclado. A conexão dos dois primeiros é trivial, mas a configuração do teclado impõe uma dificuldade. Por padrão, o sistema operacional Mac OS X não aceita teclados do tipo ABNT-2, o mais usado no Brasil. A adaptação a um teclado de PC é um pouco estranha -a tecla Windows assume as funções da Control-, mas não insuportável.
Se você não quiser se preocupar com isso, pode adquirir um teclado da própria Apple. Ele é bem mais caro -enquanto bons teclados para PC custam menos de R$ 100, o modelo mais simples oferecido pela Apple sai por R$ 460. Ele não usa o padrão ABNT-2, o que dificulta a digitação, mas possui duas portas USB (o que pode dispensar, ou ao menos adiar, a aquisição de um hub).


Texto Anterior: Segurança 2: Browser ganha correção contra nova falha
Próximo Texto: Máquina similar tem processador mais potente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.