UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Proteja seu micro de mão contra os vírus

DA REPORTAGEM LOCAL

O mês de abril termina com um vírus de computador que se aproveita de um dos assuntos mais em evidência, a pneumonia asiática, para invadir os computadores por correio eletrônico.
O Cronex-A muda de nome no campo do assunto e anexos: "Severe Acure Respiratory Syndrome", "SARS Virus" e "HONGKONG.EXE". Essa praga entra em ação assim que o internauta executa qualquer um desses arquivos. O vírus infecta o micro, pega a lista de endereços do Out- look e se dissemina por e-mail pela rede.
O primeiro passo é atualizar periodicamente o antivírus (cada fabricante adota procedimentos diferentes). Em segundo lugar, nunca se deve abrir um arquivo executável ao receber uma mensagem, mesmo se o remetente for alguém conhecido. É preciso gravá-lo em alguma pasta no disco rígido e passar o antivírus para ver se o arquivo está infectado.

Para micros de mão
Os palmtops não estão isentos de vírus. Entre as pragas mais conhecidas para quem usa micros de mão com o sistema operacional Palm OS, figuram o PALMVAPOR.A e o PALM MTXII.A. Assim que o primeiro é executado, todos os aplicativos instalados no palmtop são ocultados. A segunda praga é um código malicioso que vem embutido no vírus para sistemas com Windows, o PEMTX.II.A. O programa abre um quadro com um aviso que reconhece alguns escritores de vírus.
Em www.trendmicro.com/download/product.asp?productid=2, há atualização de antivírus para micros de mão. Em www.palmgear.com/software/showsoftware.cfm?prodID=7364, o usuário acha o Antivirus.com 1.2.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Dica para pôr saída tipo USB no computador
Próximo Texto: Desconectados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.