São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO José Antonio Ramalho

Dicas para poder usar o disco rígido

  "Tenho um micro 486DX4, cujo disco rígido foi substituído por um de 4,3 Gbytes. Está funcionando normalmente, mas parece estar usando somente 50% de sua capacidade. É verdade que tenho que dividi-lo em vários diretórios para aproveitá-lo totalmente?"
Joel Leonardo Gomes
(e-mail)

Resposta
O aproveitamento do espaço do disco rígido é determinado, entre outras razões, pelo tamanho dos setores ou clusters do disco. Dependendo do tamanho do setor, um arquivo gravado deixa mais ou menos espaço inutilizado. Um cluster é a menor unidade de alocação de espaço de um arquivo.
Se um cluster possuir 4 Kbytes, não importa se o arquivo possuir apenas 200 bytes de tamanho. Ou seja, os 4 Kbytes serão alocados e, consequentemente, 3,8 Kbytes desperdiçados.
Imagine um estacionamento onde as vagas são dimensionadas tomando uma camioneta como padrão.
Se o estacionamento tiver mil vagas e estacionarem mil Ford Ka nas vagas, vai sobrar muito espaço, apesar de o estacionamento ter suas mil vagas lotadas.
Por outro lado, se for dimensionada a vaga para um carro de tamanho médio, uma camioneta pode vir a ocupar duas vagas. Os carros pequenos e médios aproveitarão melhor o espaço.
Em vez de criar mil vagas, podemos criar 1.300, por exemplo. Se você possui o "Windows 98" ou a versão OSR2 do "Windows 95", pode usar o conversor de FAT32, que cria uma única unidade no disco rígido com um melhor aproveitamento do espaço ocupado pelos arquivos, melhorando em até 30% o espaço do disco.


Texto Anterior: Preço alto exige investimento
Próximo Texto: Cópias de segurança para o PC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.